4 de janeiro de 2026

(CTP) - QUESTÃO

Sobre os complexos regionais brasileiros, assinale a afirmativa incorreta:
Ⓐ O complexo regional da Amazônia não deve ser confundido com a região Norte do IBGE, pois é mais ampla, abrangendo também a porção norte do de Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.
Ⓑ O Nordeste não pode ser confundido inteiramente com a região Nordeste do IBGE, pois abrange, além dos nove estados (exceto o oeste do Maranhão), uma parte do norte de Minas Gerais.
Ⓒ O Centro-Sul corresponde às regiões Sul e Sudeste (exceto uma parte de Minas Gerais) da regionalização do IBGE, mais Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e uma parte do sul de Mato Grosso e Tocantins.
Ⓓ Essa regionalização mais recente passou a ser empregada tanto nos meios acadêmicos (universidades) como em alguns textos ou documentos do IBGE e de outros órgãos do governo, como o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e o Ministério do Meio Ambiente.
Ⓔ Foi estabelecida em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dividiu o Brasil em três complexos regionais: Nordeste, Sudeste e Sul.


A afirmativa incorreta é: Foi estabelecida em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dividiu o Brasil em três complexos regionais: Nordeste, Sudeste e Sul.

A regionalização feita pelo IBGE em 1969 não dividiu o Brasil apenas em três complexos regionais (Nordeste, Sudeste e Sul), mas sim em cinco complexos regionais: Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Sul. Além disso, essa divisão foi baseada em critérios geoeconômicos e não apenas geográficos.

As outras afirmativas estão corretas:

  • Explica corretamente que o complexo regional da Amazônia é mais amplo que a região Norte do IBGE.

  • Está certo ao afirmar que o Nordeste abrange parte do norte de Minas Gerais.

  • Está correta ao descrever o Centro-Sul, abrangendo as regiões Sul, Sudeste, além de outras áreas.

  • Está correta ao mencionar que essa regionalização mais recente é usada tanto em documentos acadêmicos quanto em alguns textos oficiais.

(Comentário de IA)

Um comentário:

  1. Essa divisão em três regiões geoeconômicas foi proposta pelo geografo Pedro Pinchas Geiger.

    ResponderExcluir