PROMOÇÃO! CADERNO + SIMULADOS: R$ 20,00. Promoção somente até 20 de dezembro de 2025. Clique na imagem e fale conosco! (Arquivo em PDF, entrega imediata).

14 de dezembro de 2025

(FCC) - QUESTÃO

A Revolta de Carrancas e a Revolta dos Malês foram, respectivamente:
Ⓐ uma revolta de fazendeiros falidos de Minas Gerais contra a lei que proibia o tráfico de escravos e uma revolta da população urbana de Salvador a favor do fim do tráfico, em meados do século XIX.
Ⓑ uma insurreição de alforriados no Rio de Janeiro pelo direito de retornarem à África e uma rebelião de escravizados muçulmanos, na Bahia, em defesa da liberdade religiosa, ambas datadas do começo do século XIX.
Ⓒ uma rebelião de escravizados e quilombolas, no interior de São Paulo, e uma revolta de “escravos de ganho” em Salvador, ambas na década de 1840, que contribuíram para a abolição do tráfico interno de escravos alguns anos depois.
Ⓓ uma revolta que ocorreu na província de Minas Gerais e outra que ocorreu na Bahia como expressões da resistência dos escravizados, ambas na década de 1830, marcadas por violência e forte repressão das autoridades.
Ⓔ uma rebelião urbana de escravizados ligados à atividade mineradora, em Vila Rica, e uma revolta rural de escravizados que trabalhavam em engenhos de cana de açúcar, no Recôncavo Baiano, ambas ocorridas na década de 1870.

Explicação resumida:

  • Revolta de Carrancas (1833): ocorreu na província de Minas Gerais, foi uma rebelião de escravizados, marcada por extrema violência contra senhores e por forte repressão das autoridades imperiais.

  • Revolta dos Malês (1835): aconteceu em Salvador (Bahia), liderada por escravizados africanos muçulmanos, também duramente reprimida pelo Estado.

Ambas foram expressões da resistência dos escravizados na década de 1830, com repressão violenta por parte do poder imperial — exatamente o que descreve a alternativa D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário