(QUADRIX) - QUESTÃO

 A respeito da Literatura Brasileira, assinale a alternativa correta.
 Olavo Bilac, Augusto dos Anjos e Euclides da Cunha foram importantes autores do Pré-Modernismo. Os dois primeiros destacaram-se na poesia; o último, na prosa.
 Euclides da Cunha - importante expoente do Modernismo brasileiro - escreveu Grande Sertão: Veredas, romance que descreve a Guerra de Canudos.
 Guimarães Rosa e Graciliano Ramos traçam um painel da literatura do Rio Grande do Sul e denunciam as mazelas sociais daquela região.
 Machado de Assis, representante do Realismo brasileiro, apresenta a conversa com o leitor e o jogo entre essência e aparência como características de seu estilo de narrar.
 O Naturalismo brasileiro tem Manuel Antônio de Almeida e Clarice Lispector como autores mais destacados.


A) Alternativa incorreta - Olavo Bilac é um dos principais representantes do Parnasianismo brasileiro, não do Pré-Modernismo.
B) Alternativa incorreta - Euclides da Cunha participou do Pré-Modernismo brasileiro. Sua obra que trata da Guerra de Canudos é o livro Os Sertões. Grande Sertão: Veredas é do autor Guimarães Rosa.
C) Alternativa incorreta - Guimarães Rosa e Graciliano Ramos  foram importantes autores do regionalismo brasileiro, mas não do Rio Grande do Sul. O primeiro retratou a região do sertão mineiro e o segundo, a do sertão nordestino.
D) Alternativa correta - Machado de Assis foi o principal escritor do Realismo brasileiro. Seu romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, é tido como o marco desse período literário brasileiro.
E) Alternativa incorreta - Manuel Antônio de Almeida é considerado representante do Romantismo brasileiro e Clarice Lispector, do Modernismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário