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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

23 de junho de 2024

(CPCON UEPB) - QUESTÃO

Em um sorteio, foram retirados quatros números, 12, x, y, 2, organizados em ordem decrescente, onde x, y ϵ R. Sabendo que os três primeiros termos da sequência dada estão em PA e que os três últimos termos estão em PG, é CORRETO afirmar que os valores de x e y são:
a) x = 9 e y = 4
b) x = 8 e y = 4
c) x = 4 e y = 3
d) x = 8 e y = 6
e) x = 10 e y = 4


Dados: 12, x, y, 2

PA: (12, x, y) ⇒ razão igua a r = x - 12
PG: (x, y, 2) ⇒ razão igua a q = y/x

Calculando a PA:

an = a1 + (n – 1).r ⇒ a3 = 12 + (3 – 1).(x - 12) 

Se a3 = y, temos,

a3 = 12 + (3 – 1).(x - 12) ⇒ y = 12 + 2x - 24 ⇒ 2x - 12 = y ⇒ 2x - y = 12 (I)

Calculando a PG:

an = a1.q(n-1)  ⇒ a3 = x.q(3-1)  ⇒ 2 = x.q2  ⇒ 2 = x.(y/x)2  ⇒ 2 = x.y²/x²

⇒ y²/x = 2 ⇒ y² = 2x (II)

Substituindo (I) em (II) temos:

2x - y = 12 ⇒ y² - y = 12 ⇒ y² - y - 12 = 0

y' = 4 e y" = - 3

Como 2x - y = 12, temos:

y' = 4 ⇒ 2x - 4 = 12 ⇒ x = 8
y" = - 3 ⇒ 2x + 3 = 12 ⇒ x = 9/2

Possibilidades da sequência dada: 

(12, 8, 4, 2) ⇒ Satisfaz o enunciado da questão

(12, 9/2, - 3, 2) ⇒ Não satisfaz o enunciado da questão.

Assim temos que x = 8 e y = 4

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