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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

20 de fevereiro de 2024

(CETREDE) - QUESTÃO

Em qual das afirmações a seguir, pode-se observar o predomínio da função fática da linguagem?
a) As avaliações de segunda chamada devem ser requisitadas com 72 horas de antecedência da data prevista.
b) Escrever tanto uma redação dissertativa quanto um poema demanda concentração e treino.
c) Compre, agora mesmo, nossos produtos de higiene e beleza e concorra a prêmios maravilhosos!
d) Vejo meus filhos, hoje, e penso que, apesar dos percalços, fui uma boa mãe para eles.
e) Alô? Alguém me ouve? Preciso de informações sobre os ingressos. Alguém? EI?!


A função fática evidencia-se o próprio canal comunicativo e o objetivo é estabelecer a comunicação. É comum existir cumprimentos, despedidas, frases prontas, linguagem coloquial. É identificada em conversas pelo telefone, textos com a função de manter a comunicação com alguém, a exemplo de cartas pessoais.

1) Função Referencial ou denotativa: evidencia-se o próprio contexto e o objetivo principal é informar. Caracteriza-se pela objetividade e pode ser encontrada em textos científicos, informativos.
 
2)  Função Emotiva ou expressiva: evidencia-se o próprio emissor da mensagem e o objetivo é causar emoção a quem a receberá. Caracteriza-se pela subjetividade, conotação e pode ser identificada em textos pessoais, íntimos.
 
3) Função Conativa ou apelativa: evidencia-se o receptor da mensagem, o destinatário; o objetivo é influenciar, instruir, convencer, etc. É muito comum haver verbos no imperativo. Encontra-se em manuais, receitas, tutoriais, propagandas.
  
4) Função Metalinguística: evidencia-se o próprio código e normalmente é marcado pela linguagem denotativa. Nessa função, o código explica o próprio código, daí o motivo de ser considerada autoexplicativa. Exemplos pertinentes à função metalinguística são os dicionários e as gramáticas.
 
5) Função Poética: nessa função, o enunciado focaliza principalmente na mensagem (construção, forma e os efeitos dela). Algumas características costumam estar presentes, como o uso de figuras de linguagem, a conotação, a possibilidade de múltipla interpretação. 

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