(VUNESP) - QUESTÃO

Em relação à doença de Lyme, assinale a alternativa correta.
a) É uma doença metabólica, associada à carência de vita- minas do complexo B.
b) O agente etiológico é a Borrelia burgdorferi.
c) É um quadro central, com sinais precoces de hipertensão intracraniana.
d) Sinais de localização, como hemiparesia e paresia facial, são comuns.
e) O quadro é periférico, com paresia distal raramente com comprometimento sensitivo.



     A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapato, causada por espécies de Borrelia, principalmente por Borrelia burgdorferi e, às vezes, por Borrelia mayonii nos Estados Unidos. Essas bactérias em forma de espiral são chamadas espiroquetas.
     As pessoas, em sua maioria, se infectam quando saem para áreas florestais onde a doença de Lyme é comum e são mordidas por carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi.

- Geralmente aparece uma grande mancha vermelha no local da mordida, que aumenta lentamente, muitas vezes rodeada por vários anéis vermelhos.
- A doença de Lyme não tratada pode causar febre, dores musculares, articulações inchadas, anormalidades do sistema de condução elétrica do coração e, por fim, problemas relacionados ao mau funcionamento do cérebro e dos nervos.
- O diagnóstico é baseado na erupção cutânea e nos sintomas típicos, na oportunidade de exposição a carrapatos e nos exames de sangue para detectar anticorpos contra a bactéria.
- Tomar antibióticos geralmente cura a doença, mas alguns sintomas, como dor nas articulações, podem persistir.
     A doença de Lyme foi descoberta em 1976 e foi-lhe atribuído esse nome por causa da existência de muitos casos na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos. Ela é, atualmente, a infecção transmitida por carrapatos mais comum nos Estados Unidos. 

___________________________________________________________________________________________
(https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-espiroquetas/doen%C3%A7a-de-lyme. Acesso em 10/12/2023)


Nenhum comentário:

Postar um comentário