(FAMEMA) - QUESTÃO

A conjunção e, a de maior frequência em Língua Portuguesa, mostra uma série de diferentes valores semânticos. 
Assinale a opção que apresenta a frase em que essa conjunção mostra valor concessivo.
a) O trem parou e logo começaram a entrar os passageiros. 
b) E como eu pulei com a vitória do meu time. 
c) Vi que não tinha tempo e desisti da viagem. 
d) Notei que o menino cairia, e não pude ajudar. 
e) Não fui aprovado e eu li todos os livros indicados.


A conjunção e tem valor concessivo quando expressa ideia de ressalva e pode ser substituída por embora, apesar de, ainda que: Não fui aprovado embora eu tenha lido todos os livros indicados.

Um comentário:

  1. Essa questão ai cabe anulação a E tbm esta certa pq, ele ler todos os livros da uma ideia q ele vai ser aprovado ai ele reprovar é uma quebra de expectativas!!!

    ResponderExcluir