(ESA/CFS 2018-19) - QUESTÃO

Assinale, dentre as proposições abaixo, aquela que relaciona as características descritas ao Estado Novo. 

a) Estabelecimento de eleições diretas para Presidente da República, abertura da economia aos produtos estrangeiros; e redução drástica da inflação. 
b) Instauração do estado de emergência; diversificação da produção agrícola e estímulo ao desenvolvimento industrial; e uso do populismo para conquista a simpatia dos trabalhadores. 
c)  Abertura política; reforma econômica conhecida como “Plano Cruzado”; e alto índice de desemprego. 
d) Exercício da presidência da República por militares; período de desenvolvimento conhecido como “milagre brasileiro”; e estabelecimento do bipartidarismo. 
e) Separação entre Igreja e Estado; fim da política do café-com-leite; implementação da reforma financeira conhecida como “Encilhamento”. 


As 03 (três) ideias correspondem ao período do Estado Novo. 

Resposta: B

5 comentários:

  1. não entendi essa questão, buguei

    ResponderExcluir
  2. Ele pede para que você identifique a alternativa que se encaixe com o estado novo.A letra B é a que mais se aproxima.

    ResponderExcluir
  3. Durante o Estado Novo houve o Estado de emergência (autorizava o governo a invadir as casas e prender as pessoas, fim do federalismo (os estados federativos passaram a ser um somente, ou seja, os estados perderam sua autonomia política), extinção dos partidos políticos, bem como as eleições diretas, além disso, a criação da CLT que ocorreu em 1943. Quanto a diversificação agrícola é mais característico no período compreendido após 1930 com as chamadas "quota do sacrifício" que era a queima dos estoques do café em excesso devido a crise que permitiu o governo comprar os estoques em excesso, ou seja, com a queima do café, o governo de Vargas proibiu novas plantações por 3 anos e promoveu a produção de novos produtos como algodão, açúcar, borracha e mate (porém na minha visão isso foi antes do Estado Novo, isto é, entre 1930 e 1937). Quanto a simpatia dos trabalhadores, Vargas criou os chamados DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para divulgar os feitos do governo para ter apoio popular, além da criação da CLT em 1943, a ampliação das leis trabalhistas.

    ResponderExcluir