➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

6 de setembro de 2017

QUESTÃO - CESGRANRIO

O período escrito de acordo com a norma padrão é 

a) O formigueiro, sobre cuja a destruição foi atribuída às crianças, era muito antigo. 
b) O astrônomo de cuja teoria lhe falei vem ao Brasil no próximo semestre. 
c) O planeta que moramos tem condições para abrigar várias formas de vida. 
d) A constelação cuja a estrela principal se chama Alpha Centauri fica no Hemisfério Sul. 
e) O planeta Marte, cujo é vizinho próximo da Terra, não parece ter água em sua superfície. 

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: B
A) Item errado – (versão corrigida) O formigueiro, cuja destruição foi atribuída às crianças, era muito antigo. 

Oração principal: O formigueiro era muito antigo; oração subordinada adjetiva explicativa: cuja destruição foi atribuída às crianças (cuja = sua). Observemos que o sintagma “cuja destruição” funciona como sujeito de “foi atribuída”, por isso o pronome relativo não pode vir precedido da preposição “sobre”. Além disso, “cuja” não aceita artigo – nem antes, nem depois. 

B) Item correto – O astrônomo de cuja teoria lhe falei vem ao Brasil no próximo semestre. Oração principal: O astrônomo vem ao Brasil no próximo semestre; oração subordinada adjetiva restritiva: de cuja teoria lhe falei (de cuja = de sua). Ordem direta da oração adjetiva: falei-lhe de cuja teoria (= falei-lhe de sua teoria). 

C) Item errado – (versão corrigida) O planeta em que moramos tem condições para abrigar várias formas de vida. 

Oração principal: O planeta tem condições para abrigar várias formas de vida; oração subordinada adjetiva: em que (ou no qual ou onde) moramos; ordem direta da oração adjetiva: moramos em que {= no planeta}. Observemos que “em que” é adjunto adverbial lugar. 

D) Item errado – (versão corrigida) A constelação cuja estrela principal se chama Alpha Centauri fica no Hemisfério Sul. 

Oração principal: A constelação fica no Hemisfério Sul; oração subordinada adjetiva restritiva: cuja estrela principal se chama Alpha Centauri (cuja = sua). Como dissemos na alternativa A, o pronome “cuja” não aceita artigo. 

E) Item errado – (versão corrigida) O planeta Marte, que é vizinho próximo da Terra, não parece ter água em sua superfície. 

O pronome “cujo” seria inadequado, visto que não existe uma relação de posse entre o possuidor e o possuído, e esse pronome não pode ser seguido de artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário