Teoria Musical para concursos Militares - 40 Questões Gabaritadas

01. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com os ensinamentos contidos no livro “Teoria da Música”, do professor Bohumil Med, em relação à formação das escalas e seus modos, é correto afirmar que
a) a formação do primeiro tetracorde é idêntica à do segundo: um tom, um tom e um semitom. O primeiro tetracorde é separado do segundo, por um intervalo de semitom.
b) os sustenidos se sucedem, como as escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do Fá sustenido (o primeiro sustenido).
c) as escalas bemolizadas se sucedem por quintas justas ascendentes, a partir de Si bemol, isso na formação das escalas Maiores com bemóis.
d) a sequência dos acidentes numa escala é igual à ordem do surgimento dos acidentes na formação das escalas.
e) na formação das escalas Maiores com bemóis, tomando o segundo tetracorde da escala modelo Dó Maior como tetracorde final de uma nova escala, forma-se a escala de Sol Maior.

02. (AEDB) - Cada som possui propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar, que são:
a) altura, freqüência e vibração;
b) altura, freqüência e duração;
c) altura, intensidade, duração e timbre;
d) altura, vibração e duração;
e) nenhuma das respostas acima.

03. (QUESTÃO) -  Segundo Priolli, compassos simples são aqueles cuja unidade de tempo é representada por uma figura divisível por:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 8

04. (AEDB) - As síncopas são características na Música Popular Brasileira. O prolongamento da parte fraca à parte forte do tempo provoca um deslocamento do pulso muito usado pelos compositores brasileiros.
No trecho acima, extraído da música "O Barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, as síncopas aparecem nos compassos
a) 1 - 2 - 5 - 6
b) 2 - 3 - 4 - 7
c) 1 - 2 - 3 - 4
d) 3 - 4 - 7 - 8
e) 1 - 5 - 7 - 8

05. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com os ensinamentos contidos no livro “Teoria da Música”, do professor Bohumil Med, em relação à formação das escalas e seus modos, é correto afirmar que
a) a formação do primeiro tetracorde é idêntica à do segundo: um tom, um tom e um semitom. O primeiro tetracorde é separado do segundo, por um intervalo de semitom.
b) os sustenidos se sucedem, como as escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do Fá sustenido (o primeiro sustenido).
c) as escalas bemolizadas se sucedem por quintas justas ascendentes, a partir de Si bemol, isso na formação das escalas Maiores com bemóis.
d) a sequência dos acidentes numa escala é igual à ordem do surgimento dos acidentes na formação das escalas.
e) na formação das escalas Maiores com bemóis, tomando o segundo tetracorde da escala modelo Dó Maior como tetracorde final de uma nova escala, forma-se a escala de Sol Maior.

06. (C-FSG-MU/MB) - Conforme escreveu o professor Bohumil Med, observando-se a Série Harmônica, pode-se constatar e afirmar que
a) os intervalos que a formam começam com a oitava justa e vão ficando sempre maiores (intervalos progressivos).
b) não há dois intervalos absolutamente iguais na série, mesmo que recebam a mesma classificação.
c) a série harmônica descendente (ou inferior) é o espelhamento perfeito dos mesmos intervalos que constituem a série harmônica ascendente (ou superior), porém podemos afirmar que ela tem limites.
d) todas as notas da série harmônica diferem das notas do sistema temperado.
e) cada nota tem, proporcionalmente, série harmônica distinta.

07. (C-FSG-MU/MB) - Em relação ao assunto Série Harmônica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) O 2º som da série harmônica é o som produzido pelas duas metades da corda, uma 8ª justa acima do Som Gerador.
b) Os intervalos formados do 1º ao 7º som são consonantes, e os formados apenas pelo 7º são dissonantes.
c) O único acorde que não se encontra na série harmônica é o de 5ª aumentada, sendo por esse motivo considerado acorde consonante artificial.
d) Sobre o acorde perfeito menor, que é consonante, alguns autores consideram-no formado pelos harmônicos 5-7-9. Outros dizem ser a sua origem os harmônicos 10-13- 15.
e) Hugo Riemann, nos seus largos conhecimentos de acústica provou a existência de uma série harmônica ascendente de um Som Gerador.

08. (C-FSG-MU/MB) - Sobre os acordes de 5 sons, é correto afirmar que
a) a 4ª inversão é impraticável.
b) a 9ª pode figurar como baixo.
c) sua principal característica é o intervalo de 7ª.
d) é preciso colocar sempre a 7ª acima da fundamental.
e) o acorde de 9ª maior da dominante é encontrado no V grau das escalas menores.

09. (AEDB) - Considere o trecho abaixo.
Os sinais de dinâmica indicam aumento ou diminuição na intensidade do som. No trecho, há diminuição gradual, mudança súbita e aumento gradual, respectivamente,
a) na anacruze do quarto compasso, na primeira metade do segundo compasso e na anacruze do quinto compasso.
b) no início do primeiro compasso, na anacruze do segundo compasso e no início do terceiro compasso.
c) do primeiro para o segundo compasso, na anacruze do terceiro compasso e na anacruze do quinto compasso.
d) no início do primeiro compasso, no início do segundo compasso e na anacruze do terceiro compasso.
e) no início do quarto compasso, na anacruze do segundo compasso e na primeira metade do terceiro compasso.

10. (AEDB) - Considere o trecho abaixo.
No trecho, as sete quiálteras do segundo compasso e a tercina do compasso seguinte estão substituindo, respectivamente,
a) oito colcheias e uma mínima.
b) seis colcheias e duas mínimas.
c) oito semínimas e três semínimas.
d) oito colcheias e duas mínimas.
e) duas mínimas e três semínimas.

11. (C-FSG-MU/MB) - Com relação aos intervalos, analise as afirmativas abaixo.
I- O intervalo melódico se caracteriza pela execução simultânea das notas que o constitui.
II- De acordo com o número de tons e semitons que compõe o intervalo, ele pode ser classificado como: maior, menor, justo, aumentado e diminuto.
III- Somente os intervalos compostos podem ser invertidos.
IV- Os intervalos consonantes são aqueles que não pedem resolução sobre outro intervalo.

Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
e) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

12. (AEDB) - A estrutura intervalar da escala maior apresenta nos seus dois tetracórdios, respectivamente,
a) segunda menor e sexta maior.
b) terça maior e sétima maior.
c) terça maior e sétima menor.
d) terça maior e quinta aumentada.
e) quarta justa e sétima menor.

13. (AEDB) - Considere o trecho abaixo.
O trecho foi composto para dois instrumentos de sopro e está apresentado sem barras de divisão de compasso, as quais indicariam a fórmula de compasso. A fórmula de compasso deste trecho é:
a) 2/8
b) 3/4
c) 9/8
d) 6/8
e) 4/4

14. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, a Escala Geral compreende
a) 97 sons, sendo o mais agudo o 5º Dó acima do diapasão normal.
b) 93 sons, sendo o mais grave o 5º Dó abaixo do diapasão normal.
c) 97 sons, sendo o mais grave o 4º Dó abaixo do diapasão normal.
d) 93 sons, sendo o mais agudo o 5º Dó acima do diapasão normal.
e) 97 sons, sendo o mais grave o 5º Dó abaixo do diapasão normal.

15. (QUESTÃO) - De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, assinale a única alternativa incorreta:
a) Menor intervalo, entre dois sons, que o ouvido pode perceber e classificar denomina-se semitom.
b) a sucessão de 8 sons conjuntos guardando de um para outro intervalo de tom ou de semmitom denomina-se escala diatônica.
c) Os tons e semitons contidos na escala diatônica são chamdos aritificiais.
d) A cada uma das notas da escala, de acordo com a sua função na própria escala, dá-se o nome de grau.
e) A escala diatônica tem 8 graus, sendo o VIII grau, a repetição do I.   

16. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com a sequência de acordes apresentada abaixo e, a seguir, assinale a opção que contém, respectivamente, as suas respectivas classificações.
a) 5ª aumentada, 5ª diminuta, perfeito menor, perfeito maior e perfeito maior.
b) Perfeito maior, perfeito menor, 5ª aumentada, 5ª diminuta e perfeito maior.
c) Perfeito menor, perfeito menor, perfeito maior, 5ª diminuta e perfeito maior.
d) Perfeito menor, perfeito maior, perfeito maior, 5ª diminuta e perfeito maior.
e) 5ª diminuta, perfeito menor, perfeito maior, 5ª diminuta e perfeito menor invertido.

17. (C-FSG-MU/MB) - Por que se emprega, de preferência, Fá# em lugar de Sol bemol, na descida da escala cromática de Dó Maior?
a) Sol bemol pertence a tons vizinhos de Dó Maior.
b) Fá# Maior é o tom da dominante de Dó Maior.
c) Em escala cromática de Dó Maior não se usa bemol.
d) Fá# é a sensível de Sol Maior que é considerado tom vizinho de Dó Maior.
e) É a forma correta de assinalar o movimento diatônico descendente.

18. (FCC) - As regras de grafia favorecem a leitura do texto musical facilitando sua compreensão. Em relação a essas regras, é correto afirmar:
a) O uso do ponto de aumento para alterar o valor da pausa é considerado errado.
b) É desnecessário o uso do pentagrama na grafia de textos de instrumentos de percussão (triângulo, pandeiro, castanhola).
c) Nas partituras de música sacra é costume escrever as hastes das notas para cima, mesmo as mais agudas.
d) Os recursos oitava acima (8ª) e oitava abaixo (8a) só são usados em partituras para piano.
e) Nos compassos quaternários evita-se usar ligaduras do primeiro para o segundo tempo.

19. (FCC) - Considere o trecho abaixo.
Está escrito na escala de
a) Sib maior.
b) Mib maior.
c) Sol menor harmônica.
d) Sol menor melódica.
e) Sib menor.

20. (FCC) - A indicação metronômica encontrada no início de uma obra musical indica o andamento dessa obra associado, muitas vezes, ao seu caráter. Isto só foi possível a partir do início do século XIX com a invenção do metrônomo.
As sugestões de metrônomo dos três trechos acima indicam, respectivamente, os andamentos:
a) largo - larghetto -moderato
b) andante - largo - moderato
c) moderato - adágio - larghetto
d) andante - adágio - moderato
e) adágio - largo - larghetto

21. (C-FSG-MU/MB) - Em relação à escala menor em sua forma melódica, analise as afirmativas abaixo.
I- Difere da forma primitiva somente no grau VII, que é elevado meio tom.
II- É também chamada de escala menor mista ou escala molldur.
III- Tem, na parte ascendente, dois semitons, entre os graus II – III e VII – I.
IV- Tem três semitons, entre os graus II – III, V – VI e VII – I.
V- Difere da forma primitiva nos graus VI e VII, que são elevados meio tom na parte ascendente da escala.
VI- Entre os graus VI e VII há o intervalo de segunda aumentada.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I, III e VI estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II, III e V estão corretas.
d) As afirmativas II, V e VI estão corretas.
e) As afirmativas III, IV e V estão corretas.

22. (FCC) - No estudo da forma musical, as cadências são consideradas:
a) uma progressão de quatro acordes;
b) "pontos de descanso", um tipo de pontuação musical que sinaliza os finais de frases;
c) a "levada" de uma música, seu ritmo acentuado;
d) o mesmo que melodia;
e) um "conjunto" de quatro compassos.

23. (C-FSG-MU/MB) - Quanto à Modulação pelo Acorde de 7ª da Dominante, assinale a opção INCORRETA.
a) No caso de entre dois tons haver somente uma nota característica, com alteração ascendente, esta será a sensível do novo tom.
b) Quando entre dois tons, há mais de uma nota característica, a sensível do novo tom, que é a 3ª do acorde de 7ª da dominante encontrado, chama-se característica principal, por ser a que mais provoca a modulação.
c) Quando entre dois tons, a nota característica tem alteração descendente, esta nota será o IV grau do novo tom. Este IV grau é a 7ª do acorde da Dominante do tom para o qual se modula.
d) Dó Maior modulando para Si bemol Maior, a nota característica principal é Si bemol, IV grau de Mi bemol Maior, que mais provoca a modulação.
e) Dó Maior modulando para Sol Maior, a nota característica do novo tom, Fá sustenido (alteração ascendente), é a sensível do Sol Maior.

24. (ESA/CFS) - De acordo com classificação dos intervalos com que são formados os acordes de 3 sons chamam-se: acorde perfeito maior, acorde perfeito menor, acorde de 5ª diminuta e acorde de 5ª aumentada.
O acorde de 5ª aumentada é encontrado
a) VII grau - escalas menores.
b) I grau- escalas maiores.
c) III grau - escala menores.
d) VI grau- escalas menores.
e) VI grau - escalas maiores.

25. (C-FSG-MU/MB) - Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos conhecimentos sobre ORNAMENTOS, assinalando a seguir a alternativa correta.
(___) A APOJATURA precede a nota real da qual se separa pela distância de 2a maior ou menor.
(___) A ACICATURA tira sua duração do final da nota que a antecede e não do início da nota seguinte.
(___) A APOGIATURA SUCESSIVA consiste na execução de duas notas que precedem a nota real, sendo a primeira nota da mesma altura da nota real e a segunda um grau acima ou abaixo dela.
(___) GRUPETO é um ornamento que se compõe de duas ou três notas que precedem a nota real.
(___) TRINADO é a execução rápida e sucessiva de notas de um acorde, começando geralmente com o baixo, sustentando as notas.
a) (V) (V) (F) (F) (F)
b) (F) (F) (V) (F) (V)
c) (V) (F) (V) (V) (F)
d) (F) (V) (V) (F) (V)
e) (V) (F) (F) (V) (F)

26. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com o professor Bohumil Med, assinale a opção que apresenta um andamento MÉDIO.
a) Sério.
b) Assai.
c) Mosso.
d) Con Moto
e) Abbastanza.

27. (C-FSG-MU/MB) - Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a alternativa correta.
(___) As escalas de nomes e de entoação diferentes são chamadas de escalas enarmônicas.
(___) No sistema temperado, chamam-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual nos instrumentos de som fixo, porém com nomes diferentes.
(___) Pela enarmonia ficam as escalas reduzidas a 22 (vinte e duas), quanto à entoação: 11 (onze) para o modo maior e 11 (onze) para o modo menor.
(___) Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos verifica-se que o total é sempre igual a doze.
(___) A enarmonia estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis, e vice-versa.
a) (V) (F) (F) (V) (V)
b) (F) (V) (F) (V) (V)
c) (F) (V) (F) (F) (F)
d) (V) (F) (V) (F) (F)
e) (F) (V) (V) (V) (V)

28. (C-FSG-MU/MB) - Se o trecho está em modo menor, as alterações ascendentes do III e do VI graus provocam modulação para o seu
a) relativo maior.
b) relativo menor.
c) tom da subdominante.
d) homônimo maior.
e) homônimo menor.

29. (C-FSG-MU/MB) - Com relação às notas características dos tons vizinhos, é correto afirmar que se o tom principal for do
a) modo maior, os vizinhos diretos têm 1 nota característica.
b) modo menor, os vizinhos indiretos têm 3 notas características.
c) modo maior, os vizinhos indiretos têm 1 nota característica.
d) modo menor, os vizinhos diretos têm 1 nota característica.
e) modo maior, os vizinhos diretos têm 3 notas características (com exceção do tom relativo que tem apenas 1).

30. (ESA/CFS) - O acorde perfeito maior é encontrado em que graus das escalas do modo maior:
a) I, IV e V.
b) III, IV e V.
c) I, V e VII.
d) II, IV e V.
e) II, III e VII.

31. (C-FSG-MU/MB) - Em qual região da Escala Geral se enquadra a extensão de todas as vozes?
a) Grave.
b) Média.
c) Central.
d) Média e aguda.
e) Grave e média.

32. (C-FSG-MU/MB) - Coloque F (falso) e V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
(__) Transportar uma melodia consiste em grafá-la na mesma altura.
(__) A transposição conserva os intervalos entre as notas e suas funções.
(__) Transcrever uma melodia consiste em grafar, ler, tocar ou cantá-la num outro tom.
(__) É possível transportar uma melodia em Tom Maior para Tom menor e vice-versa.
(__) Quando há acidentes ocorrentes na melodia original, haverá acidentes ocorrentes na melodia transportada.
a) (V) (F) (F) (F) (V)
b) (V) (F) (F) (V) (V)
c) (F) (F) (V) (F) (F)
d) (F) (V) (F) (F) (V)
e) (F) (V) (V) (F) (V)

33. (ESA/CFS) - Sinal de alteração cuja função é de duplo efeito:
a) Bemol.
b) Bequadro.
c) Sustenido.
d) Dobrado-sustenido.
e) Dobrado-bemol.

34. (C-FSG-MU/MB) - A relação entre dois sons cuja diferença de altura, rigorosamente matemática, seja de uma coma, chama-se
a) Apogiatura.
b) Sustenido.
c) Semitom.
d) Intervalo.
e) Enarmonia.

35. (C-FSG-MU/MB) - Em seu sistema musical, os gregos atribuíram às suas várias escalas o nome de modos e para tais modos constituíram três gêneros. Quais são esses GÊNEROS?
a) Diatônico, cromático e enarmônico.
b) Dórico, frígio e lídio.
c) Autêntico, plagral e hipodório.
d) Diatônico, melódico e harmônico.
e) Mixolídio, eólico e jônico.

36. (ESA/CFS) - Quando as unidade de tempo e de compasso são subdivididas em grupos de notas, e esses grupos são alterados na quantidade de notas que os compõem, tornam-se:
a) Fermata
b) Contratempo
c) Ligaduras
d) Quiálteras
e) Síncope

37. (AOCP) - Sobre intervalos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Ao inverter um intervalo de 5ª diminuta, tem-se uma 4ª aumentada. 
II. Ao inverter um intervalo de 3ª menor, tem-se uma 6ª aumentada. 
III. Ao inverter um intervalo de 7ª maior, tem-se uma 3ª menor. 
IV. Todas as quintas obtidas a partir das notas da escala de dó maior são justas. 
V. Todas as sextas menores possuem dois semitons.
a) Apenas I e V.
b) Apenas II e IV. 
c) Apenas V. 
d) Apenas I, II e III.
e) I, II, III, IV e V. 

38. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com o professor Bohumil Med, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Tons vizinhos são aqueles que têm a mesma armadura do tom principal ou diferem dele por um acidente a mais ou a menos.
b) Cada tom tem cinco tons vizinhos, sendo: três indiretos e dois diretos.
c) O tom homônimo do principal, cuja armadura difere por três alterações, é considerado tom próximo.
d) Com exceção do VII grau, todos os graus da escala do tom principal, em tom maior, são tônicas dos tons vizinhos.
e) Tons afastados diferem do tom principal por dois ou mais acidentes na armadura de clave.

39. (C-FSG-MU/MB) - De acordo com o professor Bohumil Med, o conjunto de sons que acompanham um som fundamental, chama-se série harmônica. Logo, se o som gerador for a nota LÁ, qual será o 5º harmônico e quais serão os intervalos formados entre o 3º e 4º harmônicos e entre o 5º e 6º harmônicos, respectivamente: 
a) Dó, 4ª justa e 3ª menor.
b) Lá, 3ª maior e 2ª maior. 
c) Dó, 3ª menor e 2ª maior.
d) Lá, 2ª menor e 2ª menor.
e) Dó#, 4ª justa e 3ª menor.

40. (ESA/CFS) - Podemos empregar o grupeto de 4 notas, quando:
a) O sinal do grupeto vem antes da nota real.
b) O sinal do grupeto vem entre duas notas da mesma entoação.
c) O sinal do grupeto vem sobre a nota real.
d) O sinal do grupeto vem colocado entre duas notas de entoação diferente.
e) Nenhuma das alternativas acima.






1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
C
 A
A
B
 C
 B
 C
 C
B
 C
E
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
B
D
C
D
D
A
C
D
 B
 E
A
A
B
E
D

Nenhum comentário:

Postar um comentário