01. QUESTÃO - Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos
conhecimentos sobre ORNAMENTOS, assinalando a seguir a alternativa correta.
( ) A APOJATURA precede a nota real da qual se separa pela distância de 2 a maior ou menor.
( ) A ACICATURA tira sua duração do final da nota que a antecede e não do início da nota seguinte.
( ) A APOGIATURA SUCESSIVA consiste na execução de duas notas que precedem a nota real, sendo a primeira nota da mesma altura da nota real e a segunda um grau acima ou abaixo dela.
( ) GRUPETO é um ornamento que se compõe de duas ou três notas que precedem a nota real.
( ) TRINADO é a execução rápida e sucessiva de notas de um acorde, começando geralmente com o baixo, sustentando as notas.
( ) A APOJATURA precede a nota real da qual se separa pela distância de 2 a maior ou menor.
( ) A ACICATURA tira sua duração do final da nota que a antecede e não do início da nota seguinte.
( ) A APOGIATURA SUCESSIVA consiste na execução de duas notas que precedem a nota real, sendo a primeira nota da mesma altura da nota real e a segunda um grau acima ou abaixo dela.
( ) GRUPETO é um ornamento que se compõe de duas ou três notas que precedem a nota real.
( ) TRINADO é a execução rápida e sucessiva de notas de um acorde, começando geralmente com o baixo, sustentando as notas.
A) (V) (V) (F) (F) (F)
B) (F) (F) (V) (F) (V)
C) (V) (F) (V) (V) (F)
D) (F) (V) (V) (F) (V)
E) (V) (F) (F) (V) (F)
02. QUESTÃO - Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a
alternativa correta.
( ) As escalas de nomes e de entoação diferentes são chamadas de escalas enarmônicas.
( ) No sistema temperado, chamam-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual
nos instrumentos de som fixo, porém com nomes diferentes.
( ) Pela enarmonia ficam as escalas reduzidas a 22 (vinte e duas), quanto à entoação:
11 (onze) para o modo maior e 11 (onze) para o modo menor.
( ) Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos verifica-se
que o total é sempre igual a doze.
( ) A enarmonia estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados,
e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se
naturalmente aos tons formados com bemóis, e vice-versa.
A) (V) (F) (F) (V) (V)
B) (F) (V) (F) (V) (V)
C) (F) (V) (F) (F) (F)
D) (V) (F) (V) (F) (F)
E) (F) (V) (V) (V) (V)
03. QUESTÃO - Coloque F (falso) e V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a
opção correta.
( ) Transportar uma melodia consiste em grafá-la na mesma altura.
( ) A transposição conserva os intervalos entre as notas e suas funções.
( ) Transcrever uma melodia consiste em grafar, ler, tocar ou cantá-la num outro tom.
( ) É possível transportar uma melodia em Tom Maior para Tom menor e vice-versa.
( ) Quando há acidentes ocorrentes na melodia original, haverá acidentes ocorrentes
na melodia transportada.
A) (V) (F) (F) (F) (V)
B) (V) (F) (F) (V) (V)
C) (F) (F) (V) (F) (F)
D) (F) (V) (F) (F) (V)
E) (F) (V) (V) (F) (V)
04. QUESTÃO - Com relação à transposição dos modos litúrgicos, coloque (V) para verdadeiro e
(F) para falso nas lacunas abaixo e, após isso, assinale a opção correta.
( ) Todos os modos eram originalmente formados por notas naturais.
( ) Não é possível formar os modos a partir de notas alteradas.
( ) Na escala de Dó maior, cada grau é a tônica de um dos modos litúrgicos.
( ) O modo lócrio começa no VI grau.
A) (F) (F) (V) (F)
B) (V) (V) (V) (F)
C) (F) (V) (F) (V)
D) (V) (F) (V) (F)
E) (V) (V) (F) (F)
05. QUESTÃO - Em relação às escalas maiores e menores e suas formas primitiva, harmônica e
melódica, associe a 1ª COLUNA com a 2ª COLUNA e a seguir assinale a opção correta.
1ª COLUNA
(I) Maior harmônica
(II) Maior melódica
(III) Menor harmônica
(IV) Menor melódica
(V) Maior primitiva
2ª COLUNA
( ) É uma escala diatônica que tem dois semitons ente os
graus III-IV e VII-I, entre os outros graus há um tom.
( ) Difere da forma primitiva somente no grau VI, que é
abaixado meio tom.
( ) Difere da forma primitiva no grau VI e VII, que são
abaixados meio tom na parte descendente.
( ) Difere da forma primitiva nos graus VI e VII, que são
elevados meio tom na parte ascendente.
( ) Difere da forma primitiva somente no grau VII que é
elevado meio tom.
A) (V) (I) (III) (IV) (II)
B) (III) (IV) (II) (I) (V)
C) (V) (I) (II) (IV) (III)
D) (IV) (II) (III) (V) (I)
E) (II) (V) (III) (IV) (I)
06. QUESTÃO - Em relação à Escala Geral, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas
abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) É formada por 47 sons naturais e 40 alterados.
( ) A extensão entre o Dó 1 e o Dó 5 é denominada região média.
( ) A região aguda pode ser escrita na clave de Dó na 1ª linha.
( ) O som mais grave é o quinto Dó abaixo do Lá do diapasão normal.
( ) O flautim é o instrumento que emite com maior clareza e nitidez a nota mais
aguda.
A) (V) (F) (V) (V) (F)
B) (F) (F) (F) (V) (F)
C) (V) (V) (V) (F) (F)
D) (F) (F) (V) (V) (V)
E) (V) (V) (F) (F) (V)
07. QUESTÃO - Quanto à estrutura da escala cromática, podemos afirmar que:
A ) são formados por tons e semitons cromáticos.
B) tem relação direta com os tons vizinhos homônimos e afastados.
C) emprega-se alteração descendente no sétimo grau porque pertence ao tom da subdominante.
D) as notas alteradas representam a sensível do tom próximo.
E) emprega-se alteração descendente no sexto grau porque pertence ao tom da subdominante.
08. QUESTÃO - Em relação às regras gerais da harmonia, assinale a alternativa
INCORRETA:
A) quintas e oitavas consecutivas nas mesmas vozes devem ser evitadas.
B) o único dobramento permitido é o da nota fundamental.
C) a distância entre o soprano e o contralto, e deste para o tenor, não deve
exceder uma oitava.
D) o movimento melódico deve seguir, sempre que possível, pelo caminho
mais curto (graus conjuntos).
09. QUESTÃO - Em relação aos estudos de acordes, assinale a alternativa
CORRETA.
A) Os acordes perfeitos maiores só se encontram em escalas maiores.
B) Os acordes perfeitos menores são formados por duas terças menores
sobrepostas.
C) Os acordes de quinta aumentada são formados por duas terças maiores.
D) Os acordes de quinta diminuta só se encontram em escalas menores.
10. QUESTÃO - Marque a alternativa CORRETA.
A) O mordente é um ornamento representado por uma colcheia tipo pequeno, atravessado por um traço oblíquo.
B) Portamento consiste na lenta antecipação de nota real.
C) Quinta aumentada é um acorde dissonante artificial.
D) A cadência melódica não interrompe o compasso durante a sua execução.
11. QUESTÃO - Sobre movimentos harmônicos podemos afirmar que:
A) movimento direto é quando uma das vozes sustenta ou repete a mesma
nota, enquanto a outra sobe ou desce.
B) quando ambas as vozes sobem ou desce, o movimento é direto e oblíquo
consequentemente.
C) os melhores movimentos, para realização harmônica correta são o direto e
contrário.
D) movimento oblíquo é quando uma das vozes repete a mesma nota,
enquanto a outra sobe ou desce.
12. QUESTÃO - O que é ornamento?
A) Notas brancas.
B) Notas que servem para embelezar a melodia.
C) Notas que entram para mais no compasso.
D) Notas de pouca duração.
| Clique aqui para resolver outro simulado online
➥ Mais questões de Teoria Musical poderá adquirir CLICANDO AQUI
01. QUESTÃO: A
02. QUESTÃO: B
03. QUESTÃO: D
04. QUESTÃO: D
05. QUESTÃO: C
06. QUESTÃO: D
07. QUESTÃO: D
08. QUESTÃO: B
09. QUESTÃO: C
10. QUESTÃO: C
11. QUESTÃO: D
12. QUESTÃO: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário