01. QUESTÃO - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo, assinalando a seguir
a opção CORRETA.
( ) Quanto aos intervalos enarmônicos, podem ser secundário ou primário.
( ) Modulação ou Tonulação é a passagem de um para outro tom.
( ) Na música atonal, que dispensa a função da tônica, não existe modulação.
( ) Escala artificial é uma sucessão de doze semitons consecutivos: 7 (sete)
cromáticos e 5 (cinco) diatônicos.
( ) Notas enarmônicas são notas de nomes e grafias iguais, porém com o mesmo
resultado auditivo.
A) (F) (F) (F) (V) (V)
B) (V) (F) (F) (V) (F)
C) (F) (V) (V) (F) (F)
D) (V) (V) (V) (F) (V)
E) (F) (V) (F) (F) (F)
02. QUESTÃO - De acordo com o professor Bohumil Med, em relação aos andamentos, associe a 1ª COLUNA com a 2ª COLUNA, a seguir, assinale a opção correta.
1ª COLUNA
(I) Adagíssimo
(II) Andamento médio
(III) Andamento rápido
(IV) Stringendo
(V) Ad Libitum
(VI) Rubato
1ª COLUNA
( ) Commodo
( ) Andamento Lento
( ) Apressar o andamento
( ) Retardar o andamento
( ) Palavra que indica certa liberdade das figuras sem alterar no entanto, a divisão do compasso.
( )A interpretação é livre, sem compasso e sem tempo.
( )Presto.
A) (III) (I) ( - ) (IV) (VI) (V) (II)
B) (II) (I) ( - ) ( IV ) (VI) (V) (III)
C) (II) (I) (IV) ( - ) (VI) (V) (III)
D) (III) (I) (IV) ( - ) (VI) (V) (II)
E) (I) (VI) (- ) (IV) ( V) (III) (II)
03. QUESTÃO- Com relação aos ornamentos coloque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a opção
CORRETA.
( ) Trinado consiste na repetição rápida e alternada de duas notas
consecutivas.
( ) Mordente é formado por duas notas, sendo a primeira de som
igual à nota real e a segunda, uma 2ª maior ou 2ª aumentada,
acima ou abaixo da nota real.
( ) Floreio não possui forma definida. É constituído por uma ou
mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.
( ) Grupeto é constituído pelo agrupamento de 4 ou 5 notas
dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou
inferior da nota real.
( ) Apogiatura é formada por uma ou duas notas separadas da nota
real por intervalo de tom ou semitom diatônico.
A) (F) (V) (F) (V) (V)
B) (V) (F) (V) (F) (V)
C) (V) (F) (V) (V) (F)
D) (F) (V) (V) (F) (V)
E) (V) (V) (F) (V) (F)
04. QUESTÃO - De acordo com a professora Maria Luisa de Mattos Priolli, para fazer a
transposição lida, devemos observar algumas regras. Analise as opções abaixo e
assinale a opção CORRETA:
I – Quando o tom transportado tem # (sustenido) a mais ou b (bemol) a menos na
armadura o, bb (dobradobemol) passará a b (bemol).
II – Coloca-se a armadura do tom transportado de acordo com o intervalo dado.
III – Substitui-se mentalmente a clave escrita por uma outra clave, por meio da qual
as notas tomem (sem mudar de lugar) o nome que devem ter depois de efetuado o
transporte.
IV – Quando a transposição é feita a um semitom cromático superior ou inferior não
há necessidade de mudança de clave, e as duas armaduras terão uma diferença de 7
alterações.
A) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
B) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
E) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
05. QUESTÃO - Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à escala
cromática, assinalando a opção correta.
( )Tanto na Escala Cromática Menor Ascendente, como na Descendente o I e V graus não
são cromatizados.
( ) As Escalas Cromáticas Maiores e Menores, na extensão de uma 8ª, contém 7 semitons
diatônicos e 5 cromáticos.
( ) A Escala Cromática possui 4 modos: Maior, Menor, Diminuto e Aumentado.
( ) Na Escala Cromática Maior Ascendente, cromatizam-se com alterações ascendentes o
I, II, IV e V graus e com alteração descendente o VII grau.
( ) Na Escala Cromática Maior Descendente, cromatizam-se com alterações descendentes
o VII, VI, III e II graus, e com alteração ascendente o IV grau.
A) (F) (V) (F) (V) (F)
B) (V) (F) (V) (F) (V)
C) (F) (F) (V) (V) (F)
D) (V) (V) (F) (V) (V)
E) (F) (F) (F) (V) (V)
06. QUESTÃO - De acordo com a Professora Maria Luisa de Mattos Priolli, há em cada modo 1(uma)
escala sem armadura, 7(sete) escalas com sustenido (#) e 7(sete) escalas com bemol
(b). Pela enarmonia ficam as escalas reduzidas a 24(vinte e quatro) quanto à
entoação. Analise as afirmativas abaixo, assinalando a opção correta.
(I) A enarmonia estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons
afastados e é por meio dela que os tons, em cuja formação entram sustenidos,
encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
(II) Somando-se as alterações da armadura da clave de dois tons enarmônicos,
verifica-se que o total é sempre igual a 12 (doze).
(III) Se fizermos a enarmonia de uma ou várias notas, a escala enarmonizada mudará de
estado ou inversão.
A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
D) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
E) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
07. QUESTÃO - Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a
opção correta.
( ) São dissonantes aqueles intervalos que pedem resolução sobre outro intervalo
dissonante.
( ) Os intervalos consonantes imperfeitos, também são chamados de invariáveis.
( ) Todas 8ª (oitavas) quando invertidas, deixam de formar intervalos e transformam-se apenas na repetição do som.
( ) Nos instrumentos temperados o intervalo de 2ª(segunda) diminuta é nulo.
( ) Inverter um intervalo consiste em transpor sua nota mais grave uma 8ª(oitava)
acima ou sua nota mais aguda uma 8ª(oitava) abaixo.
A) (V) (F) (V) (V) (V)
B) (F) (F) (F) (V) (V)
C) (F) (V) (F) (F) (F)
D) (V) (V) (V) (F) (F)
E) (V) (V) (V) (V) (F)
08. QUESTÃO - Em relação aos modos da escala, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale
a opção correta.
I – A tônica da escala relativa menor coincide com o sexto grau da escala relativa
maior.
II – A tônica da escala relativa maior coincide com o quarto grau da escala relativa
menor.
III – Escala menor, forma primitiva (ou natural), é a escala formada a partir do
modelo “lá menor”, que é constituído somente por notas naturais.
IV – As armaduras de clave dos modos maiores e suas relativas menores são iguais.
A) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
09. QUESTÃO - Com relação à modulação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção
correta.
I – A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho
de música.
II – Se o trecho está em modo menor, a alteração descendente do VI grau provoca
modulação para o seu relativo Maior.
III – Se o trecho está em modo Maior, a alteração ascendente do V grau provoca
modulação para o seu relativo menor.
A) As afirmativas I e II são verdadeiras.
B) As afirmativas I e III são verdadeiras.
C) As afirmativas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
E) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
10. QUESTÃO - Em relação aos conhecimentos sobre Escalas Cromáticas, analise as afirmativas
abaixo como sendo falsas (F) ou verdadeiras (V) e marque a alternativa correta.
I – Na descida de uma escala cromática maior, o III e o VI graus não
devem ser alterados, logo, não devem ser repetidos.
II – Na subida de uma escala cromática menor, o III e o VI graus não
devem ser alterados, logo, não devem ser repetidos.
III – Na descida de uma escala cromática menor, repetem-se todos os
graus, exceto o I e o IV graus.
IV – Na subida de uma escala cromática maior, o III e o VI graus não
devem ser alterados, logo, não devem ser repetidos.
V – Na descida de uma escala cromática maior, repetem-se todos os graus,
exceto o I e o V graus.
A) F / F / F / F / V
B) F / F / F / V / V
C) V / F / V / F / F
D) F / V / V / F / V
E) V / F / F / V / V
11. (C-FSG-MU/MB) - Em relação ao assunto Série Harmônica, analise as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa correta.
A) O 2º som da série harmônica é o som produzido pelas duas metades da corda, uma 8ª
justa acima do Som Gerador.
B) Os intervalos formados do 1º ao 7º som são consonantes, e os formados apenas pelo
7º são dissonantes.
C) O único acorde que não se encontra na série harmônica é o de 5ª aumentada, sendo
por esse motivo considerado acorde consonante artificial.
D) Sobre o acorde perfeito menor, que é consonante, alguns autores consideram-no
formado pelos harmônicos 5-7-9. Outros dizem ser a sua origem os harmônicos 10-13-
15.
E) Hugo Riemann, nos seus largos conhecimentos de acústica provou a existência de
uma série harmônica ascendente de um Som Gerador.
12. (C-FSG-MU/MB) - Com relação aos intervalos, analise as afirmativas abaixo.
I- O intervalo melódico se caracteriza pela execução simultânea das notas que o
constitui.
II- De acordo com o número de tons e semitons que compõe o intervalo, ele pode ser
classificado como: maior, menor, justo, aumentado e diminuto.
III- Somente os intervalos compostos podem ser invertidos.
IV- Os intervalos consonantes são aqueles que não pedem resolução sobre outro
intervalo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
E) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
01. QUESTÃO: C
02. QUESTÃO: C
03. QUESTÃO: B
04. QUESTÃO: A
05. QUESTÃO: D
06. QUESTÃO: D
07. QUESTÃO: B
08. QUESTÃO: D
09. QUESTÃO: B
10. QUESTÃO: B
11. QUESTÃO: A
12. QUESTÃO: C
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