01. QUESTÃO Em relação aos intervalos da série harmônica, coloque (V) para verdadeiro e (F)
para falso nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.
( ) Do 2º harmônico para o 3º, 5ª justa.
( ) Do 3º harmônico para o 4º, 4ª justa.
( ) Do 4º harmônico para o 5º, 3ª menor.
( ) Do 6º harmônico para o 7º, 3ª Maior.
( ) Do 8º harmônico para o 9º, 2ª Maior.
A) (F) (V) (V) (V) (F)
B) (V) (V) (F) (F) (V)
C) (F) (V) (V) (F) (V)
D) (V) (F) (F) (V) (F)
E) (V) (F) (V) (F) (V)
02. QUESTÃO Em relação aos intervalos, associe a 1ª COLUNA com a 2ª COLUNA e a seguir
assinale a opção correta.
1ª COLUNA
(I) Intervalos dissonantes.
(II)Intervalos consonantes.
(III) 4ª, 5ª e 8ª justas.
(IV) Super-aumentados.
(V) Harmônicos
2ª COLUNA
( ) Intervalos aumentados acrescidos de 1
semitom.
( ) Não pedem resolução sobre outro intervalo.
( ) Suas notas são ouvidas simultaneamente.
( ) Pedem resolução sobre um intervalo
consonante.
( ) Consonantes invariáveis ou perfeitos.
A) (IV) (II) (V) (I) e (III).
B) (IV) (III) (I) (II) e (V).
C) (II) (V) (III) (IV) e (V).
D) (III)(II) (IV) (V) e (I).
E) (V) (I) (III) (II) e (IV).
03. QUESTÃO Em relação aos modos da escala, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas
afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.
( ) Modo é a maneira como os tetracordes são distribuídos na escala.
( ) No Modo Maior são encontrados intervalos de Tom do II para o III e do VI para o
VII graus.
( ) No Modo menor primitivo são encontrados intervalos de tom do III para o IV e do
VI para o VII graus.
( ) A Escala menor tem 2 formas: Harmônica e Melódica.
( ) O que caracteriza a Escala menor Harmônica são os intervalos de 2ª aumentada, do
VI para o VII grau nas formas ascendente e descendente.
A) (V) (V) (V) (V) (F)
B) (F) (F) (V) (V) (V)
C) (V) (V) (F) (V) (F)
D) (V) (F) (V) (V) (F)
E) (F) (V) (V) (V) (V)
04. QUESTÃO Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir
a opção correta.
( ) Intervalos enarmônicos representam os mesmos sons, porém com nomes e grafia
diferentes.
( ) Notas enarmônicas são notas de nome e grafia iguais, porém com resultado auditivo
diferente.
( ) A enarmonia surgiu como consequência do sistema temperado, que iguala os semitons
cromáticos e diatônicos.
( ) Para cada nota, sem exceção, podem ser encontradas duas notas enarmônicas.
( ) Quanto ao intervalo, a enarmonia pode ser parcial ou total.
A) (V) (F) (V) (F) (V)
B) (F) (V) (V) (V) (F)
C) (V) (V) (F) (V) (V)
D) (F) (V) (F) (V) (F)
E) (V) (F) (F) (F) (V)
05. QUESTÃO Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção
correta.
I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por
meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se
naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o
modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos,
verifica-se que o total é sempre igual a 12.
IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja
diferente, representam os mesmos sons.
A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas II e IV estão corretas.
D) As afirmativas I, III, e IV estão corretas.
E) Apenas a afirmativa II está correta.
06. QUESTÃO Coloque (V) (verdadeiro) ou (F) (falso) nas afirmativas abaixo, quanto aos modos
da escala, assinalando a seguir a opção correta:
( ) O III grau (mediante) e o VI grau (superdominante) são chamados graus modais,
pois caracterizam o modo.
( ) O I grau (tônica), o IV grau (subdominante) e o V grau (dominante) são chamados
graus tonais.
( ) No modo menor há entre o I grau e o III, e entre o I grau e o VI,
respectivamente, intervalo de 3ª menor e 6ª maior.
( ) Os graus tonais são: a tônica (I grau) e os graus que com ela formam intervalo
de 5ª justa superior (V grau) ou 5ª diminuta inferior (VI grau).
( ) Os tons e semitons na escala diatônica podem ser dispostos de duas maneiras
diferentes.
A) (V) (F) (V) (F) (V)
B) (F) (V) (F) (V) (F)
C) (V) (V) (F) (F) (V)
D) (F) (F) (V) (F) (V)
E) (V) (F) (F) (V) (F)
07. QUESTÃO Preencha as lacunas, quanto à modulação, e assinale a opção correta.
(I) Quase sempre o trecho que se modula termina no tom____________________, e
raramente num tom____________________.
(II) Quando um trecho musical não tem modulação, chama-se____________________, e
quando há modulação chama-se____________________.
(III) Pode-se modular para os tons ____________________e para os
tons____________________.
A) original / diferente / unitônico / modulante / vizinhos / afastados
B) modulado / original / modal / harmônico / relativos / vizinhos
C) final / diferente / tônico / modulante / afastados / relativos
D) diferente / modulado / harmônico / modulante / afastados / vizinhos
E) original / final / unitônico / modulado / vizinhos / afastados
08. QUESTÃO Analise as afirmativas abaixo:
Para fazer a transposição escrita sem mudança de clave
I – conserva-se a clave do trecho original.
II – coloca-se a armadura do tom transportado de acordo com o intervalo dado.
III – faz-se o transporte de apenas algumas notas alteradas.
IV – não se alteram as notas que tiverem alteração acidental no trecho original.
Assinale a opção correta:
A) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
B) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
D) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
E) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
09. QUESTÃO De acordo com os professores: Belmira Cardoso e Mario Mascarenhas, as vozes
solistas, privilegiadas ou aprimoradas pelo estudo, de acordo com o timbre e a
tessitura, ainda recebem outras classificações. Em relação a voz BAIXO, pode ser
subdividida em:
A) Cantante, Cômico e Profundo.
B) Dramático, Cantante e Profundo.
C) Brilhante, Dramático e Profundo.
D) Brilhante, Cantante e Dramático.
E) Cantante, Brilhante e Cômico.
10. QUESTÃO De acordo com o professor Bohumil Med, é CORRETO afirmar que o acorde de 5ª
diminuta é formado por:
A) Duas terças menores (ou por uma 3ª menor e uma 5ª diminuta).
B) Duas terças maiores sobrepostas (ou por uma 3ª maior e uma 5ª aumentada).
C) Uma 3ª menor e uma 3ª maior (ou por uma 3ª menor e uma 5ª justa).
D) Uma 3ª maior e uma 3ª menor (ou por uma 3ª maior e uma 5ª justa).
E) Duas terças maiores sobrepostas ( ou por uma 3ª diminuta e uma 5ªdiminuta).
11. QUESTÃO De acordo com a professora Maria Luisa de Mattos Priolli, quanto à escala
cromática ascendente de Dó Maior, emprega-se, entre o V e o VI grau, o SOL#
(sustenido), pois tem como origem o seguinte tom:
A) Fá maior.
B) Ré maior.
C) Sol # menor.
D) Mi maior.
E) Lá menor.
12. (C-FSG-MU/MB) Analise as questões abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA:
(I) A tônica da escala relativa menor coincide com o V grau da escala relativa
maior.
(II) O III grau da escala relativa maior tem como nota de mesmo nome o VI grau da
escala relativa menor harmônica.
(III) No modo menor os três acordes de quinta diatônicos formados nos graus I, IV e V
são acordes perfeitos menores, caracterizados pela primeira terça menor.
(IV) A escala maior harmônica difere da escala maior primitiva somente pelo seu VI
grau que é abaixado em meio tom.
(V) Comparando a escala menor na forma melódica e a escala maior na forma melódica,
observa-se que a única diferença é o grau III.
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
C) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
D) Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
E) Apenas a I está incorreta.
| Clique aqui para resolver outro simulado online
➥ Mais questões de Teoria Musical poderá adquirir CLICANDO AQUI
01.QUESTÃO: B
02.QUESTÃO: A
03.QUESTÃO: E
04.QUESTÃO: A
05.QUESTÃO: D
06.QUESTÃO: C
07.QUESTÃO: A
08.QUESTÃO: E
09.QUESTÃO: A
10.QUESTÃO: A
11.QUESTÃO: E
12.QUESTÃO: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário