Surgiu como oposição à música romântica e explorava o recurso da dissonância e escalas hexafônicas, além de composições mais curtas.
Os principais temas que os autores impressionistas retratavam, era sobre a vida do ser humano, ou seja, tudo o que cotidianamente ele passa , frustração, falta de comunicação, cansaço da vida, erotismo e também retratavam muito sobre a morte.
A literatura impressionista focou na descrição de impressões e aspectos psicológicos das personagens. Assim, se acrescenta detalhes para constituir as impressões sensoriais de um incidente ou cena.
A literatura impressionista tem como características a valorização das emoções e sensações, a importância da memória, com a busca por um tempo que não existe mais e o enfoque em sentimentos individuais.
A história é narrada segundo o ponto de vista do herói-autor a partir das perspectivas de vários personagens , o tempo, a lembrança, a memória e “o tempo perdido”; também são os temas.
Destacam-se como escritores impressionistas o francês Marcel Proust (1871-1922) e os brasileiros Graça Aranha (1868-1931) e Raul Pompeia (1863-1985).
Obras de Raul Pompeia relacionadas ao impressionismo:
1880 - Uma tragédia no Amazonas (romance)
1888 - O Ateneu (romance)
1883 - Canções sem metro (prosa)
1882 - As joias da Coroa (panfleto satírico)
01. Assinale o que não se refere ao Impressionismo:
a) é considerado um produto do Realismo-Naturalismo, no seu início, e do Simbolismo no outro extremo;
b) o mais importante é o instantâneo e único, tal como aparece ao olho do observador;
c) não relatar os objetos, mas sim as sensações e emoções que es despertam;
d) transfere o registro das reações externas para o das relações internas, isto é, das impressões despertadas no espírito pelo contato com as coisas, cenas, paisagens ou pessoas;
e) reproduz a realidade de maneira impessoal, minuciosa.
__________________________________________________________
Resposta:
01 - E
Nenhum comentário:
Postar um comentário