Impressionismo - Resumo com exercícios

O impressionismo é um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX, durante o período da Belle Époque. Esse estilo tem como principal proposta quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da luz, das cores e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos que completassem as obras. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna.

Esse movimento artístico foi batizado em referência a obra “Impressão, Sol Nascente” (Impression du Soleil Levant - 1872), de Claude Monet, um dos mais célebres pintores impressionistas de todos os tempos.

 Impressionismo no Brasil

O Impressionismo chega ao Brasil no momento em que o nacionalismo está a constituir uma “Escola Brasileira de Artes", daí não ter surtido muito impacto.

No Brasil, o representante mais expressivo foi Washington Maguetas, destacando-se também o pintor Eliseo Visconti (1866-1944), este, no início do século XX, foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil.

Nota-se, ainda, tendências impressionistas nos trabalhos de Almeida Júnior (1850-1899), Anita Malfatti (1889-1964), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e João Timóteo da Costa (1879-1932).

Música e literatura do Impressionismo

A música impressionista é caracterizada por atmosferas melódicas sensuais e etéreas, que buscam retratar imagens, especialmente paisagens naturais.

Surgiu como oposição à música romântica e explorava o recurso da dissonância e escalas hexafônicas, além de composições mais curtas.

Os principais temas que os autores impressionistas retratavam, era sobre a vida do ser humano, ou seja, tudo o que cotidianamente ele passa , frustração, falta de comunicação, cansaço da vida, erotismo e também retratavam muito sobre a morte.

A literatura impressionista focou na descrição de impressões e aspectos psicológicos das personagens. Assim, se acrescenta detalhes para constituir as impressões sensoriais de um incidente ou cena.

A literatura impressionista tem como características a valorização das emoções e sensações, a importância da memória, com a busca por um tempo que não existe mais e o enfoque em sentimentos individuais. 

A história é narrada segundo o ponto de vista do herói-autor a partir das perspectivas de vários personagens , o tempo, a lembrança, a memória e “o tempo perdido”; também são os temas.

Destacam-se como escritores impressionistas o francês Marcel Proust (1871-1922) e os brasileiros Graça Aranha (1868-1931) e Raul Pompeia (1863-1985).

Obras de Raul Pompeia relacionadas ao impressionismo:

1880 - Uma tragédia no Amazonas (romance)

1888 - O Ateneu (romance)

1883 - Canções sem metro (prosa)

1882 - As joias da Coroa (panfleto satírico)


EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. Assinale o que não se refere ao Impressionismo:

a) é considerado um produto do Realismo-Naturalismo, no seu início, e do Simbolismo no outro extremo;
b) o mais importante é o instantâneo e único, tal como aparece ao olho do observador;
c) não relatar os objetos, mas sim as sensações e emoções que es despertam;
d) transfere o registro das reações externas para o das relações internas, isto é, das impressões despertadas no espírito pelo contato com as coisas, cenas, paisagens ou pessoas;
e) reproduz a realidade de maneira impessoal, minuciosa.


__________________________________________________________
Resposta:
01 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário