I- A finalidade específica do descimento era o desenraizamento cultural. O que os missionários queriam efetivamente era desvincular o indígena de seu habitat natural, de sua ligação tribal, de seus costumes ancestrais.
Essa proposição está correta. O processo de descimento ou aldeamento visava, entre outras coisas, o desenraizamento cultural dos povos indígenas, com o objetivo de separá-los de seus costumes e tradições, para assim facilitar a catequese e a assimilação ao modo de vida europeu.
II- Nos aldeamentos, os índios tinham total liberdade para viverem, eram catequisados e aprendiam os costumes dos europeus, tornavam-se cristãos e eram aceitos pelos colonizadores.
Essa proposição está parcialmente incorreta. Nos aldeamentos, os indígenas não tinham total liberdade. Embora fosse oferecida a catequese e os ensinamentos dos costumes europeus, havia uma grande imposição sobre a vida e as tradições indígenas. A ideia era de que os indígenas se tornassem cristãos e, muitas vezes, os colonizadores viam os indígenas como inferiores, o que dificultava sua plena aceitação pela sociedade colonial.
III- A vida e a religião dos indígenas foram demonizadas pelo catolicismo e os pajés ou feiticeiros, líderes religiosos dos povos originários, assim foram os que tinham maior influência diabólica, segundo a visão dos missionários.
Essa proposição está correta. O catolicismo, especialmente na atuação dos missionários, demonizou a religião indígena, considerando as práticas religiosas tradicionais dos povos originários como diabólicas. Os pajés eram vistos como representantes do mal devido à sua função religiosa e espiritual nas tribos.
Conclusão: A proposição correta é a E) I e III, apenas, pois a proposição II é a que está incorreta.
(Comentário IA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário