Nas opções abaixo há a indicação de um tipo de texto, suas marcas essenciais e exemplos desses textos; a opção em que os exemplos de textos citados correspondem ao tipo inicialmente apontado, é:
Ⓐ injuntivo – indicação de ordens ou conselhos / receitas;
Ⓑ explicativo – fazer compreender algo / romance policial;
Ⓒ argumentativo – defesa ou ataque a uma ideia / texto de horóscopo;
Ⓓ descritivo – descrição de objetos distintos / publicidade de um produto;
Ⓔ narrativo – relato de fatos em ordem cronológica / comentário jornalístico.
Os principais tipos textuais são cinco: narrativo, injuntivo, descritivo, expositivo e argumentativo.
1) Texto narrativo é aquele que se propõe a relatar acontecimentos e situações, verídicos ou fictícios. Para apresentar a história, o tipo utiliza personagens de determinado tempo e espaço, que são os “atores” dos fatos.
Exemplos de textos narrativos: Notícia, Biografia, Autobiografia, Conto, Romance, Filme, Teatro, Novela, Parábola, Mito, Lenda, Anedota, Piada, Fofoca.
2) Texto descritivo é aquele que se caracteriza por expor as características ou propriedades de algum objeto, seja ele material (como uma paisagem, um produto físico etc.), seja imaterial (uma sensação, um serviço, um produto digital etc.).
Exemplos de textos descritivos: Listas de compras, Anúncios de classificados, Currículos, Resenha.
3) Texto dissertativo é aquele em que o autor se propõe a apresentar um determinado tema ou assunto, posicionando-se sobre ele, baseado em uma argumentação consistente, com avaliações, justificativas, conceitos e exemplos.
Exemplos de textos dissertativos: Artigo de opinião, Dissertação acadêmica, Tese, Artigo acadêmico-científico, Editorial de jornal, Monografia, Conferência, Artigo de divulgação científica
4) Texto expositivo caracteriza-se por apresentar saberes consensuais de diferentes áreas, sem inserir nenhuma problematização ou argumentação a respeito do tema. Dessa forma, esse tipo objetiva apresentar conhecimentos de mundo, organizados em uma estrutura lógica, que contribua para a compreensão do leitor.
Exemplos de textos expositivos: Verbete de dicionário, Enciclopédia, Entrevista, Seminários, Palestras, Conferências.
5) Texto injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.
Exemplos de textos injuntivos: Mensagem religiosa doutrinária, Instruções, Manuais de uso e/ou montagem de aparelhos e outros, Receitas de cozinha e receitas médicas, Textos de orientação comportamental.
Diante das características dos tipos textuais apresentados, temos como resposta correta a alternativa A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário