Observe o seguinte texto abaixo:
“Na Roma antiga dava-se grande importância à argumentação, ensinavam-se técnicas de convencimento do auditório e as pessoas capazes de bem utilizar a linguagem para esse fim eram muito respeitadas. Essa forma oral de dirigir-se a um público para convencê-lo se chama oratória e, na democracia romana, qualquer cidadão tinha o direito de discursar em praça pública.”
Segundo a estrutura desse pequeno texto, podemos classificá-lo como
Ⓐ argumentativo.
Ⓑ descritivo.
Ⓒ didático.
Ⓓ narrativo.
Ⓔ Informativo.
O texto do tipo Informativo (ou Dissertativo-Informativo) é caracterizado pela atemporalidade, normalmente os verbos estão no Presente do Indicativo. Tem como objetivo esclarecer um assunto, trazendo informações. Não há ponto de vista ou tentativa de convencer o leitor, o texto se limita a trazer conteúdo da forma mais clara e imparcial possível.
O texto dado, limita-se a informar, sem tomar lado.
No texto dado, temos uma linguagem objetiva que busca esclarecer um assunto: a importância da argumentação/oratória na Roma Antiga. O texto informa ao leitor por qual motivo a oratória era importante, quando ela era ensinada, por qual motivo, quem poderia exercê-la. Portanto, o texto é informativo.
Justificativas das demais alternativas:
a) O texto dado pela questão é atemporal, mas não é argumentativo. Não há posicionamento. O texto dado traz apenas informações, explica para o leitor como era vista a argumentação no mundo da Roma Antiga.
b) O texto apresentado não tem o propósito de um texto de tipo descritivo. Observe abaixo.
c) não existe a classificação "Didático" dentre as estruturas de texto (Tipos textuais)
d) o texto dado pela questão não tem a estrutura e a finalidade do texto Narrativo.
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