(FUNDATEC) - QUESTÃO

A organização política no Brasil, na década de 1930, caracterizava-se por convicções e princípios intelectuais. Entre essa organização, existiu o movimento que se definia como uma doutrina nacionalista, desvalorizando a economia, combatendo o capitalismo financeiro e objetivando uma consciência do valor espiritual, do qual o lema era “Deus, Pátria e Família”. A qual movimento se refere o contexto apresentado?
a) Integralismo.
b) Tenentismo.
c) Joanino.
d) Coronelismo.
e) Coluna Prestes.



O Integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas, que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. O movimento de extrema-direita foi fundado com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. Até os dias atuais, é invocada a liderança de Plínio Salgado nas tendências integralistas que existem, como a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B).

O lema do Integralismo “Deus, pátria e família” serve como ponto de partida para se entender as propostas do movimento que ficou conhecido como o fascismo brasileiro.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-integralismo.htm
Acesso em 08/06/2024

Um comentário: