(CETREDE) - QUESTÃO

Sobre o Convênio de Taubaté e a política de valorização do café no início do século XX no Brasil, podemos afirmar que
I. a política de valorização do café ganhou impulso a partir do Convênio de Taubaté, que buscava diminuir a oferta de café no mercado internacional sem provocar prejuízos aos cafeicultores brasileiros. 
II. de acordo com o Convênio de Taubaté, os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se comprometiam a comprar o café excedente a um preço fixo e estocá-lo. 
III. o Convênio de Taubaté era interessante porque os cafeicultores conseguiam vender a sua produção sem correr o risco de desvalorizar o produto. Ao invés de arcar com os riscos, os cafeicultores aproveitavam-se da sua influência com o Governo para utilizar o dinheiro público e o aparelho do Estado para evitar perdas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
a) I - II.
b) II.
c) I - II - III.
d) II - III.
e) I - III.


O Convênio de Taubaté foi um encontro realizado em 1906 pelos governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na cidade paulista de Taubaté, com o objetivo de encontrarem uma política estatal para garantir a rentabilidade da cafeicultura brasileira.

Como funcionou o Convênio de Taubaté?

De acordo com o plano, os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro compravam a produção de café dos produtores, fazendo e gerenciando estoques reguladores do produto. O produto era colocado no mercado de acordo com a lei da oferta e procura, visando sempre manter os preços elevados, garantindo desta forma o lucro dos produtores.

Na maior parte dos casos, estes governos compravam o café dos produtores a um preço maior do que vendiam no mercado, obtendo prejuízos nesta relação. E quando a procura por café no mercado internacional era menor do que a oferta, para manter os preços altos, os governos queimavam estoques do produto, gerando mais prejuízos aos cofres públicos.

Como estes estados não tinham capital para comprar os elevados estoques de café e ainda manter os preços controlados, precisaram recorrer a empréstimos em bancos estrangeiros (ingleses e norte-americanos), que estavam abrindo suas portas no Brasil naquela época.

Quais as principais consequências?
- O Convênio de Taubaté conseguiu alcançar a valorização do café, beneficiando os grandes produtores.
- Foi evitada uma forte crise no setor, fato que poderia prejudicar toda economia nacional.
- O acordo gerou um forte aumento da dívida dos estados com bancos estrangeiros.
- Diminuição dos recursos dos estados de MG, SP e RJ para investir em outros setores da economia e nas diversas áreas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário