(FEPESE) - QUESTÃO

Na estrutura sintática de nossa língua, o nome pode ser empregado em várias funções.
Assinale a alternativa em que o nome sublinhado compõe um adjunto adverbial.
a) Marcela não possuía a inocência rústica.
b) Era boa moça, lépida, sem escrúpulos…
c) A que me cativou foi uma dama espanhola.
d) Pungia-me um buçozinho que eu forcejava por fazer bigode.
e) Ao cabo era um lindo garção*, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas…


a) Marcela não possuía a inocência rústica.  ⇒  Núcleo de objeto direto.  

b) Era boa moça, lépida, sem escrúpulos…  ⇒  Núcleo de predicativo do sujeito.     

c) A que me cativou foi uma dama espanhola.  ⇒  Núcleo de sujeito.     

d)  Pungia-me um buçozinho que eu forcejava por fazer bigode.  ⇒  Núcleo de sujeito.    
e)  Ao cabo era um lindo garção*, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas…  ⇒  Núcleo de adjunto adverbial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário