(POSITIVO) - QUESTÃO

 “Ele é feio, mas te leva lá”, afirmava, numa revista americana, em 1969, a frase colocada logo abaixo de uma fotografia da nave espacial Apolo 11, semelhante a um inseto, que tinha acabado de levar os primeiros homens à Lua. No canto inferior da página, havia o logotipo da Volkswagen. Tratava-se de uma propaganda do “fusca”, o velho modelo de automóvel da fábrica, então pouco aceito nos Estados Unidos por ser considerado feio. 

Nessa mensagem, predomina a 
a) função emotiva. 
b) função conativa. 
c) função referencial. 
d) função metalinguística. 
e) função fática.



A mensagem publicitária é evidentemente destinada a influenciar o receptor, a fazer que ele compre o produto anunciado.

Sabe-se que a função conativa ou apelativa é um recurso que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem.

2 comentários:

  1. O correto não seria função referencial? já que é uma reportagem sobre o fusca e não um propaganda?

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensei o mesmo. Na linguagem conativa há a presença do modo imperativo, o qual, não estava nesse texto.

    ResponderExcluir