Tiros, brigas, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
A Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, durante o governo de :
a) Rodrigues Alves
b) Floriano Peixoto
c) Campos Sales
d) Prudente de Morais
e) Deodoro d Fonseca
👀 Resposta Comentada:
O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
A campanha de vacinação obrigatória foi colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta. Essa recusa em ser vacinado acontecia porque grande parte da população não sabia o que era vacina e tinha medo de seus efeitos.
------------------------------------------------------------------------------------------
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina, acesso em 19/02/17 às 2147h)