(ESA/CFS 2020-21) - QUESTÕES

Para que ninguém a quisesse 
  1. Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. 
  2. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
  3. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair. Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
  4. Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
  5. Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
  6. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
Marina Colasanti http://www.contioutra.com/para-que-ninguem-aquisesse- marina-colasanti/

Com base no texto acima responda as questões abaixo:

01. QUESTÃO

Assinale o item em que a explicação corresponde ao excerto citado: 
a)  " ... permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos ... "I A esposa silencia para agradar o marido. 
b)  "Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom." I Ela não tem mais atitudes humanas por causa da anulação de sua identidade. 
c)  "Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias."/ A esposa perde a matéria que a torna ser. 
d)  "E continuou andando pela casa de vestido de chita."/ Reforça a ideia de que o homem não se importava com a esposa. 
e)  “Ninguém a olhava duas vezes."/ Sua aparência não mais chamava a atenção

02. QUESTÃO

Marina Colasanti ressalta tanto a violência física quanto a violência simbólica praticada contra a mulher. Assinale o item em que há um exemplo de violência física: 
a)  “...pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos." 
b)  "Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. 
c)  "...foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos.". 
d)  "... mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar." 
e)  “... um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela,...” 

03. QUESTÃO

Assinale a alternativa que explica o sentido do trecho "enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda": 
a)  O desbotamento da rosa simboliza a perda do estereótipo de fragilidade imputado à mulher.
b)  A perda de cor da rosa equivale ao comportamento de resistência e força da mulher. 
c)  O desbotamento sugere raiva e desleixo da personagem, que não cuidou da rosa. 
d)  A imagem da rosa desbotada traduz a anulação da identidade da personagem. 
e)  A rosa, tanto no conto como na literatura universal, simboliza a anatomia da mulher. 



01. QUESTÃO: E
A expressão “não olhar duas vezes” revela que a mulher não atraía mais os olhares dos homens. O fato de ninguém a olhar duas vezes justifica que sua aparência não era percebida.

02. QUESTÃO: A
Cortar os cabelos é nitidamente a representação da violência física contra a mulher. Nessa opção, fica evidente que o marido  tocou na mulher para cortar seus cabelos, ou seja, houve uma agressão física.

03. QUESTÃO: D

A palavra “desbotava”, no texto proposto, revela de maneira simbólica a anulação da personagem. Nessa opção, fica evidente que o marido  tocou na mulher para cortar seus cabelos, ou seja, houve uma agressão física.

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