Assinale a alternativa que apresenta a correta análise dos termos respectivamente destacados na frase: "Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade."
a) objeto indireto e predicativo do sujeito.
b) objeto direto e aposto.
c) adjunto adverbial e predicativo do sujeito.
d) adjunto adverbial e predicativo do objeto.
e) adjunto adnominal e aposto.
O verbo “vir”, na semântica em que se apresenta, é verbo intransitivo, dessa forma, não necessita de complemento. O primeiro elemento destacado é adjunto adverbial de modo. O segundo elemento destacado é uma característica do sujeito, sem a qual a ideia sobre o sujeito não estaria completa. É, portanto, predicativo do sujeito.
Boom, errei, mas isso ae! Para cima
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVeio é um verbo intransitivo, vai estudar antes de criticar o canal
ResponderExcluirporque "no ponto" não é adjunto adverbial de lugar?
ResponderExcluirno ponto é adj adverbial de lugar sim! e o verbo de ligação presente na oração leva a concluir que ''unanimidade'' é um pred do suj. vlw, tmj
ExcluirNa vdd é adj. adverbial de modo. A frase tem um sentido conotativo, "Beltrano veio perfeito", tanto que depois apresenta duas características dele.
ExcluirAlguém pode me explicar porq nn pode ser predicativo do objeto e como percebi isso?
ResponderExcluirTirando o aposto, a oração fica: Beltrano veio no ponto unanimidade. O "veio" é um verbo intransitivo, depois de um verbo intransitivo vem um ADJ. ADV. que no caso é "no ponto". A palavra "Unanimidade" não pode ser um predicativo do objeto porque nessa oração o verbo é intransitivo, então ele não possui um objeto.
Excluirmastigou! valeu
Excluirmantém, coisa linda
ResponderExcluirBonita questão
ResponderExcluirVem pronta
ResponderExcluirBora pra cima 2024 é meu ano 🇧🇷 Bora pra cima! Não desista dos seus objetivos.
ResponderExcluir