O Classicismo considerava o poeta como servidor da obra, elaborada segundo regras eternas e destinada a certos fins de ordem moral e catártica. Este novo movimento tende a se importar mais com a autoexpressão da subjetividade do poeta. A verdade poética não é mais obtida pela “imitação da natureza” e sim pela “sinceridade” e “autenticidade” da autoexpressão. A obra, antes válida enquanto objeto perfeito, vale agora sobretudo enquanto revelação da verdade íntima do criador. A “perfeição” é nociva na medida em que suprime a sinceridade e a espontaneidade. (Anatol Rosenfeld. Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.)
O novo movimento a que o texto se refere é o
a) Parnasianismo.
b) Arcadismo.
c) Naturalismo.
d) Simbolismo.
e) Romantismo.
a) Parnasianismo.
b) Arcadismo.
c) Naturalismo.
d) Simbolismo.
e) Romantismo.
No texto de Anatol Rosenfeld, a passagem “revelação
da verdade íntima do criador” remete tanto ao
Romantismo, como também ao Simbolismo. Essa
ambiguidade é solucionada no momento em que o
crítico afirma que “Esse novo movimento tende a se
importar mais com a autoexpressão da subjetividade”,
contrapondo essa característica ao que foi
mencionado anteriormente, a submissão do poeta às
regras eternas e universais do Classicismo. A oposição
aos ideiais clássicos e o conceito estético de que a
perfeição é nociva são características que só podem
ser atribuídas ao Romantismo.
(INIFESP) Analise as afirmações sobre Memórias de um Sargento de Milícias.
ResponderExcluirI. Esse romance incorpora, dentre outros valores do Romantismo, a idealização da mulher e do amor.
II. O protagonista da história, Leonardinho, filho de Leonardo e Maria da Hortaliça, afasta-se do perfil de herói romântico, e sua história desenvolve-se numa narrativa em que se denunciam as mazelas e pobrezas sociais.
III. A obra retrata a alta sociedade carioca do século XIX, criticando o jogo de interesses sociais.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
Resolução: B
ExcluirEmbora publicado em pleno Romantismo, o romance de Manuel Antônio de Almeida afasta-se dos padrões da ficção romântica por não idealizar as personagens femininas nem as relações amorosas, por retratar as camadas “baixas” da sociedade e por apresentar como protagonista um “anti-herói” na tradição da literatura picaresca (que, em sua adaptação brasileira, resultou no que o crítico Antonio Candido classificou como “romance malandro”).
(UNIFESP) Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
ResponderExcluira) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.
Resolução: B
ExcluirEmbora se possa considerar que o adjetivo "sentimental", dependendo do sentido que se lhe atribua, seja inadequado para qualificar o lirismo a um tempo emotivo e "enxuto" da "Canção do Exílio", não há nenhuma outra alternativa que possa ser admitida. É preciso não confundir sentimentalidade com sentimentalismo. Este último é totalmente estranho à obra prima de Gonçalves Dias.
(UNESP) Ser dela, não é ser escravo; mas servir a Deus, que a fez um anjo.
ResponderExcluirCom esta visão que o sertanejo tem de sua senhora, fica perfeitamente caracterizado no relato um dos traços fundamentais da literatura do Romantismo:
a) idealização.
b) animização.
c) escapismo.
d) condoreirismo.
e) Mal do Século.
Resolução: A
ExcluirÉ frequente no Romantismo a idealização da figura feminina, tal como ocorre neste texto e em geral na ficção de José de Alencar.
Conteúdo BIZURADO!
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