➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(Albert Einstein) - QUESTÃO

O Classicismo considerava o poeta como servidor da obra, elaborada segundo regras eternas e destinada a certos fins de ordem moral e catártica. Este novo movimento tende a se importar mais com a autoexpressão da subjetividade do poeta. A verdade poética não é mais obtida pela “imitação da natureza” e sim pela “sinceridade” e “autenticidade” da autoexpressão. A obra, antes válida enquanto objeto perfeito, vale agora sobretudo enquanto revelação da verdade íntima do criador. A “perfeição” é nociva na medida em que suprime a sinceridade e a espontaneidade. (Anatol Rosenfeld. Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.)

O novo movimento a que o texto se refere é o 
a) Parnasianismo. 
b) Arcadismo. 
c) Naturalismo. 
d) Simbolismo. 
e) Romantismo.



No texto de Anatol Rosenfeld, a passagem “revelação da verdade íntima do criador” remete tanto ao Romantismo, como também ao Simbolismo. Essa ambiguidade é solucionada no momento em que o crítico afirma que “Esse novo movimento tende a se importar mais com a autoexpressão da subjetividade”, contrapondo essa característica ao que foi mencionado anteriormente, a submissão do poeta às regras eternas e universais do Classicismo. A oposição aos ideiais clássicos e o conceito estético de que a perfeição é nociva são características que só podem ser atribuídas ao Romantismo.

7 comentários:

  1. (INIFESP) Analise as afirmações sobre Memórias de um Sargento de Milícias.
    I. Esse romance incorpora, dentre outros valores do Romantismo, a idealização da mulher e do amor.
    II. O protagonista da história, Leonardinho, filho de Leonardo e Maria da Hortaliça, afasta-se do perfil de herói romântico, e sua história desenvolve-se numa narrativa em que se denunciam as mazelas e pobrezas sociais.
    III. A obra retrata a alta sociedade carioca do século XIX, criticando o jogo de interesses sociais.

    Está correto apenas o que se afirma em
    a) I.
    b) II.
    c) III.
    d) I e III.
    e) II e III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolução: B
      Embora publicado em pleno Romantismo, o romance de Manuel Antônio de Almeida afasta-se dos padrões da ficção romântica por não idealizar as personagens femininas nem as relações amorosas, por retratar as camadas “baixas” da sociedade e por apresentar como protagonista um “anti-herói” na tradição da literatura picaresca (que, em sua adaptação brasileira, resultou no que o crítico Antonio Candido classificou como “romance malandro”).

      Excluir
  2. (UNIFESP) Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
    a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
    b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
    c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
    d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
    e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolução: B
      Embora se possa considerar que o adjetivo "sentimental", dependendo do sentido que se lhe atribua, seja inadequado para qualificar o lirismo a um tempo emotivo e "enxuto" da "Canção do Exílio", não há nenhuma outra alternativa que possa ser admitida. É preciso não confundir sentimentalidade com sentimentalismo. Este último é totalmente estranho à obra prima de Gonçalves Dias.

      Excluir
  3. (UNESP) Ser dela, não é ser escravo; mas servir a Deus, que a fez um anjo.

    Com esta visão que o sertanejo tem de sua senhora, fica perfeitamente caracterizado no relato um dos traços fundamentais da literatura do Romantismo:
    a) idealização.
    b) animização.
    c) escapismo.
    d) condoreirismo.
    e) Mal do Século.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolução: A
      É frequente no Romantismo a idealização da figura feminina, tal como ocorre neste texto e em geral na ficção de José de Alencar.

      Excluir

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA