➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Dicas para passar na prova de Inglês da ESA!

Antes de mais nada, é muito importante, seguir atentamente o edital  observando o conteúdo programático previsto e o estilo de prova adotado pela banca examinadora do concurso, no caso a ESA.


Para o concurso da ESA, basicamente, a prova de Inglês está assim configurada: (4 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 4 questões objetivas para Área Música e Saúde).

É importante dizer que no concurso da ESA, será considerado(a) reprovado(a) no EI e eliminado(a) do CA o(a) candidato(a) que for enquadrado(a), além de outras situações: - não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que o candidato(a) deverá obter, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) de acerto do total das questões.

Para a prova de inglês no concurso da ESA o candidato deverá  compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção escrita, compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais e analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção.

É importante, que o candidato saiba o conteúdo que será cobrado no concurso, para tanto tem que ler o edital. Alguns dos conteúdos são: a) Denotação e conotação. b) Sinonímia e antonímia. c) Correlação morfológica, sintática e/ou semântica. d) Pronomes e suas referências. e) Artigos (definidos e indefinidos). f) Singular e Plural. g) Verbos no tempo presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa. h) Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa. i) Comparativo e superlativo. j) Adjetivos e advérbios e suas posições nas frases. k) Quantificadores (many, much, few, little, a lotof). 

Então, com a finalidade de auxiliar o estudo dos candidatos e futuros Sargentos do Exército Brasileiro, daremos as seguintes dicas:

  • Traduza textos em inglês: a tradução de textos publicados nos grandes veículos de comunicação, como jornais e revistas internacionais irão ajudar no aprimoramento de habilidades exigidas no edital, como compreensão e utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção escrita. Além disso, o candidato será capaz de:

- entender como as expressões podem ser interpretadas em razão de aspectos sociais e/ou culturais; 

- analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos mediante a natureza, função, organização e estrutura, de acordo com as condições de produção.

“Mantenha-se atualizado. Seja curioso. Leia matérias em inglês (...) ainda que precise do auxílio de um tradutor automático ou de um dicionário. 

  • Compare modelos de questão: Para ter uma ideia de como as questões poderão ser cobradas na prova, consulte às referências bibliográficas indicadas no edital. Os candidatos devem observar o modelo das questões dos livros e compará-lo ao modelo apresentado pela banca examinadora.

Alguns aspectos podem ser tirados dessa observação, por exemplo: como as questões são estruturadas, o que elas abordam, como determinado tópico é abordado e como os enunciados são construídos. A partir disso, pode ser possível se aproximar do modelo da prova. 

  • Equilibre teoria e prática: o candidato não deve deixar nenhum dos dois de lado na preparação. Resolver exercícios é de extrema importância para fixar o conteúdo e prepara a mente para o momento da prova. É sempre fundamental fazer uma bateria de exercícios sobre o tópico que acabaram de estudar. 
  • Considere o nível de dificuldade da prova: o grau de dificuldade esperado deve ser o mesmo encontrado nas outras matérias. (...) 
  • Acompanhe seus erros e acertos: a rotina diária de estudos do concurso ESA deve incluir a realização de exercícios (discursivos e de múltipla escolha) e estratégias para memorização das regras principais.
  • Resolva provas de outros concursos: os candidatos podem e devem utilizar exames de outras seleções para treinar conhecimentos. Eles devem escolher aqueles cujo conteúdo é semelhante ao programa do edital. 
  • Não menospreze o programa do edital: é importante saber que mesmo que sejam poucas questões ou que o peso atribuído a essas questões seja baixo, a disciplina pode determinar a reprovação ou aprovação. Lembrar que que se não atingir os 25% de acerto na prova de Inglês elimina o candidato do concurso. 
  • Aumente seu vocabulário: conheça a maior quantidade de palavras que conseguir. “Vocabulário é uma peça-chave em concursos para as carreiras militares”. Uma forma de conseguir isso, é ouvindo músicas acompanhando sua traduções, assistindo a filmes e seriados com legenda em Inglês. Ainda que o áudio esteja em Português, o candidato deverá ser capaz de reconhecer palavras e expressões escritas. 
Praticar a leitura com frequência faz com que o candidato se familiarize, antecipadamente, com textos mais complexos em língua estrangeira, o que será uma grande vantagem na hora da prova.”

Veja também: 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:
https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/exercito-brasileiro/conheca-nove-passos-para-passar-na-prova-de-ingles-do-concurso-esa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA