(VPNE/CFGS - ESA) - SIMULADO 01 - Teoria musical

 01. QUESTÃO  - Compassos Simples são aqueles cujos tempos tem divisão:

A) quinária.
B) mista.
C) binária.
D) ternária.
E) de sete tempos.

 02. QUESTÃO  - Ornamento mais rico em quantidade de notas é o:

A) Mordente.
B) Trinado.
C) Floreio.
D) Portamento.
E) Grupeto.

 03. QUESTÃO  - Marque (V) para VERDADEIRO, (F) para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. As quiálteras podem ser 
(  ) simples e compostas. 
(  ) aumentativas e diminutivas. 
(  ) regulares e irregulares. 
(  ) ascendentes e descendentes. 
a) V – F – F – V 
b) F – V – V – F 
c) F – V – F – F 
d) V – F – V – V
e) F – F – V – V

 04. QUESTÃO  - Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO e assinale a alternativa cuja sequência está correta. 
( ) O metrônomo marca a duração exata do tempo com absoluta certeza. 
( ) O primeiro metrônomo foi imaginado por Maelzel, no século XVIII. 
( ) Andantino é um exemplo de andamento rápido. 
( ) O mais lento entre todos os andamentos é o Lento. 
a) V – F – F – F 
b) V – V – F – F 
c) F – V – V – V 
d) F – F – V – V
e) V – V – F – V

 05. QUESTÃO  - Assinale a alternativa que apresenta a nota correspondente ao 6º harmônico do som gerador Fá1 (Fá um). 
a) Dó3 
b) Lá3 
c) Dó4 
d) Lá4
e) Ré 4

 06. QUESTÃO  - Assinale a alternativa que apresenta as regiões da Escala Geral que possuem apenas uma oitava. 
a) Gravíssima e grave 
b) Média e aguda 
c) Grave e aguda 
d) Grave e média
e) Média e grave

 07. QUESTÃO  - Qual das alternativas apresenta apenas intervalos consonantes entre os harmônicos de uma série harmônica ascendente? 
a) 3º para o 4º – 4º para o 5º – 8º para o 9º 
b) 2º para o 3º – 5º para o 6º – 7º para o 8º 
c) 2º para o 3º – 3º para o 4º – 4º para o 5º 
d) 3º para o 4º – 5º para o 6º – 8º para o 9º
e) 2º para o 5º – 4º para o 8º – 6º para o 9º

 08. QUESTÃO  - Marque (V) para VERADEIRO, (F) para FALSO, e assinale a alternativa cuja sequência está correta. 
 ( ) O acorde formado por Sol3, Ré4, Si4 e Fá5 está na posição estreita. 
 ( ) Nos acordes de 3, 4 e 5 sons, evita-se, geralmente, o dobramento das notas atrativas. 
 ( ) O acorde está em ordem direta quando as notas obedecem à disposição sucessiva dos intervalos que o formam. 
 ( ) Os acordes de 4 e 5 sons, quando estão em ordem indireta, podem estar, indiferentemente, em posição unida ou larga.
a) F – V – V – F 
b) V – F – V – F 
c) F – V – V – V 
d) V – F – F – V 
e) F – F – V – V  

 09. QUESTÃO  - São considerados tons vizinhos os tons que têm:
I- a mesma armadura de clave.
II - uma alteração a mais na armadura.
III- uma alteração a menos na armadura.
Podemos afirmar que:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

 10. QUESTÃO  - Levando-se em conta que Ré maior é o tom principal, marque (V) para VERDADEIRO, (F) para FALSO e assinale a alternativa cuja sequência está correta.
( ) Mi menor é relativo do tom principal. 
( ) Lá Maior é tom da Dominante do tom principal. 
( ) Sol Maior é relativo da Dominante do tom principal. 
( ) Si Maior é tom próximo do tom principal. 
a) V – F – V – F 
b) F – V – F – V 
c) F – V – F – F 
d) V – F – F – V 
e) F – F – F – V  

 11. QUESTÃO  - Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a classificação dos intervalos citados abaixo. 
 Sol#4–Dó4; Mib2–Réb3; Lá#4–Dó5; Si1–Fá#1; Dó3–Lá#2. 

a) 7ª diminuta; 6ª aumentada; 5ª justa; 4ª diminuta; 3ª diminuta 
b) 6ª aumentada; 7ª diminuta; 6ª aumentada; 4ª justa; 5ª aumentada 
c) 6ª aumentada; 7ª menor; 3ª diminuta; 5ª justa; 4ª diminuta 
d) 5ªaumentada ; 7ª menor; 3ª diminuta; 4ª justa; 3ª diminuta
e) 5ª aumentada; 7ª diminuta; 6ª aumentada; 4ª justa; 5ª aumentada 

 12. QUESTÃO  - Complete as lacunas e assinale a alternativa correta. Nas escalas cromáticas são encontrados 12 semitons, sendo ______ diatônicos e _______ cromáticos. 
a) 8 – 4 
b) 7 – 5 
c) 6 – 6 
d) 5 – 7
e) 4 – 8 







Clique aqui para resolver outro simulado online


➥ Mais questões de Teoria Musical poderá adquirir CLICANDO AQUI










GABARITO -------------------------------------------------------------------------------------------------------
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
C
BBACCCCEBDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário