SIMULADO 2 - GEOGRAFIA E HISTÓRIA DO BRASIL

 01. QUESTÃO  - Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:

A) metropolização
B) área metropolitana
C) rede urbana
D) megalópole
E) hierarquia urbana

 02. QUESTÃO  - No território brasileiro, os climas são diversos e causados por variados fatores. Assinale a seguir um fator determinante dos climas. 

A) Latitude. 
B) Umidade. 
C) Temperatura. 
D) Pluviosidade. 
E) Nebulosidade.

 03. QUESTÃO  - Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. (Antonio C. R. Moraes. Geografia histórica do Brasil, 2011. Adaptado.)

A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é 

A) a industrialização. 
B) a cafeicultura. 
C) a mineração. 
D) a pecuária. 
E) a silvicultura.

 04. QUESTÃO  - Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.

Essas características são da bacia hidrográfica:

A) São Francisco
B) Tocantins-Araguaia
C) Parnaíba
D) Amazônica
E) Paraná

 05. QUESTÃO  - Das opções a seguir, assinale a que expressa um problema de infraestrutura do setor portuário brasileiro. 

A) Ampliação da burocracia estatal. 
B) Elevação do preço dos combustíveis. 
C) Encarecimento dos aluguéis dos terminais.
D) Baixa intermodalidade da rede de transporte.
E) Dinamização do comércio interportuário mundial. 

 06. QUESTÃO  - Na década de 1950, o governo brasileiro incentivou a vinda de indústrias automobilísticas estrangeiras, para que elas produzissem veículos no Brasil. Inicialmente, o lugar escolhido para a instalação dessas fábricas foi a região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), no estado de São Paulo, devido à 

A) predominância do trabalho escravo na região. 
B) presença de jazidas de minério de ferro e de alumínio. 
C) existência de uma extensa malha ferroviária e metroviária. 
D) proximidade do porto de Santos e de um grande centro consumidor. 
E) participação dos trabalhadores e do governo do estado na gestão das empresas.

 07. QUESTÃO  - No período imperial, uma importante medida foi implementada para que se arrefecesse o tráfico transatlântico de escravos para terras brasileiras. Que medida foi essa?

A) Regularização do tráfico interprovincial
B) Lei Eusébio de Queiroz
C) Lei do ventre livre
D) Lei Áurea
E) Proibição do tráfico de escravos no continente africano

 08. QUESTÃO  - Qual importante medida administrativa foi tomada em 1834, realizada a partir da modificação na constituição brasileira? 

A) A Abertura dos Portos às nações amigas. 
B) A cidade do Rio de Janeiro tornou-se município neutro. 
C) A assinatura das Tarifas Alves Branco. 
D) A aprovação da Lei de Terras. 
E) Assinatura do Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra.

 09. QUESTÃO  - Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças 

A) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra. 
B) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por causa da crise do sistema colonial. 
C) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento. 
D) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas. 
E) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.

 10. QUESTÃO  - A Política de emissão de dinheiro em grande quantidade, que causou uma desenfreada especulação na Bolsa de Valores, durante o governo do marechal Deodoro da Fonseca, ficou conhecida como: 

A) Encilhamento. 
B) Crise de 1929. 
C) Crise Contestada. 
D) Queda do Banco do Brasil. 
E) Queda do Marechal de Ferro. 

 11. QUESTÃO  - Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das 

(A) Províncias gerais. 
(B) Milícias rurais. 
(C) Guardas nacionais. 
(D) Câmaras municipais. 
(E) Cortes de justiça.

 12. QUESTÃO  - O item da pauta de exportação brasileira do Segundo Reinado que foi considerado um importante fator de modernização da economia foi: 

A) O Tabaco. 
B) O Café. 
C) A Cana de Açúcar. 
D) A Soja. 
E) O Trigo 



RESPOSTAS COMENTADAS ___________________________________ 

01. São aglomerações urbanas, havendo fácil acesso da população de um município ao outro em virtude da rede de transporte integrado e a proximidade entre as cidades, e desenvolvem projetos em comum acordo nas áreas de infraestrutura. (RESPOSTA: B)

02. Os climas têm elementos que os caracterizam; e fatores que os determinam. Dentre os seus elementos, destacam-se temperatura, pressão atmosférica, nebulosidade, pluviosidade e umidade. Dentre os seus fatores, são identificados latitude, altitude, relevo, continentalidade, maritimidade, vegetação, correntes marítimas, massas de ar e fatores antrópicos (como a urbanização). (RESPOSTA: A)

03. O desenvolvimento da lavoura do café gerou um complexo econômico no Brasil de Sudeste que levou ao crescimento populacional (seja com o escravo, seja com o trabalhador assalariado imigrante), ao crescimento das cidades, principalmente a capital do estado de São Paulo, à modernização do sistema de transportes (primeiro com as ferrovias, depois com as rodovias), à geração e concentração de capitais e, mais tarde, ao surgimento de um mercado consumidor, o que ajudou no desenvolvimento do sistema industrial, principalmente paulista. (RESPOSTA: B)

04. A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo. Sua extensão é de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados, compreendendo áreas do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Suas características (desnível suave e progressivo) são propícias para navegação. Entre os principais rios que formam essa bacia de drenagem estão: Huallaga e Napo (no Peru), Xingu, Negro, Tapajós, etc. (no Brasil).  (RESPOSTA: D)

05. Considerando-se o aspecto infraestrutural, deve-se chamar atenção da baixa intermodalidade da rede de transporte no Brasil. Pela falta de conexão entre os diversos meios de transporte no país, o sistema portuário brasileiro é um dos de mais baixa produtividade no que se refere ao carregamento e descarregamento de produtos.  (RESPOSTA: D)

06. O desenvolvimento industrial da região do ABC paulista deveu-se, entre outros fatores, à posição geográfica intermediária entre a cidade de São Paulo, um grande mercado consumidor, e o Porto de Santos, por onde insumos de produção ingressam no território, como por exemplo o carvão mineral ou peças e equipamentos. Quando este desenvolvimento começou, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com base em capital e empresas multinacionais, nem o Estado e tampouco os trabalhadores participavam de sua gestão. Nessa época, não havia mais escravidão no Brasil. Além disso, o estado de São Paulo, como um todo, não foi favorecido pela existência de jazimentos minerais, e o sistema de transporte predominante – a partir de 1953, com a implantação das montadoras no ABC –, foi o rodoviário. (RESPOSTA: D)

07. A Lei Eusébio de Queiroz foi uma das medidas mais importantes no que tange ao refreamento da prática do tráfico negreiro transatlântico. Após a sua implementação, porém, houve um aumento significativo do tráfico interprovincial no Brasil, isto é, do tráfico entre as províncias imperiais.  (RESPOSTA: B)

08. Os deputados eleitos em 1833, com poderes constituintes, nomearam uma comissão para realizar as reformas constitucionais, integrada por três membros. As modificações foram votadas em 12 de agosto de 1834, e entre elas, estava a transformação da cidade do Rio de Janeiro em município neutro, separado da Província Fluminense, que tinha como capital a cidade de Niterói. (RESPOSTA: B) 

09. O algodão foi nosso principal produto de exportação durante o chamado “ Renascimento Agrícola”, pois seu concorrente norte-americano não satisfazia plenamente a demanda da indústria têxtil inglesa. Quando, porém, os algodoais dos Estados Unidos alcançaram o Baixo Mississípi, o produto brasileiro entrou em declínio. (RESPOSTA: A)

10. Na corrida de cavalos, a iminência da largada é indicada pelo encilhamento, isto é, o momento em que se aperta com a cilha (tira de pano ou de couro) a sela do cavalo. É o instante em que o movimento das apostas atinge o máximo de tensão. Por analogia, chamou-se de “encilhamento” a política de emissão de dinheiro em grande quantidade, que causou uma desenfreada especulação na Bolsa de Valores. (RESPOSTA: A)

11. As câmaras municipais estão indissoluvelmente ligadas à colonização do Brasil, pois representavam o poder dos “homens bons” (aristocracia rural e, mais tarde, setores urbanos mais abastados). Subsistem até hoje, como uma importante instituição de âmbito local. (RESPOSTA: D)

12. A exportação de Café foi responsável por dar estabilidade política e ser capaz de modernizar a economia brasileira. (RESPOSTA: B) 

5 comentários: