14 de junho de 2026

(VPNE - CFGS/ESA 2026) - QUESTÃO

O presidente Campos Sales (1898-1902) estruturou um arranjo político que estabilizou as relações de poder na Primeira República, denominado "política dos governadores". Para garantir a submissão do Poder Legislativo federal aos interesses do Poder Executivo e dos grupos dominantes estaduais, procedeu-se a uma alteração regimental na Câmara que consistia em:
Ⓐ Entregar o controle da Comissão de Verificação de Poderes ao deputado mais velho diplomado, garantindo total independência partidária.
Ⓑ Extinguir os mandatos dos senadores vitalícios para impedir o veto das bancadas de oposição da Câmara dos Deputados.
Ⓒ Atribuir a presidência temporária da nova Câmara eleita ao antigo presidente da casa legislativa anterior (caso reeleito), o qual influenciava a escolha da Comissão de Verificação para "degolar" os opositores.
Ⓓ Submeter a validação dos diplomas eleitorais a uma Justiça Eleitoral autônoma e centralizada, blindada contra fraudes e ingerências estaduais.
Ⓔ Permitir a intervenção direta e irrestrita do Exército na apuração dos votos em todos os municípios comandados pelos coronéis.

Conforme o historiador Boris faustoa reforma incentivada por Campos Sales mudou quem seria o presidente temporário da Câmara (que antes era o deputado diplomado mais velho e passou a ser o antigo presidente da legislatura anterior, desde que reeleito). Sendo este um homem de confiança do governo federal, ele influenciava a composição da comissão de verificação de poderes para diplomar aliados e "degolar" (excluir) os candidatos da oposição

No governo de Campos Sales, a chamada “política dos governadores” buscava garantir a sustentação política do presidente por meio de acordos com as oligarquias estaduais. Um dos mecanismos centrais era o controle da Comissão de Verificação de Poderes, responsável por validar (ou não) os mandatos dos deputados eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário