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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(FUNDATEC) - QUESTÃO

Uma pequena empresa que vende refeições teve sua receita drasticamente alterada no período de pandemia. Após alguns estudos, um economista avaliou que a receita atual diária variava conforme a função 𝑅(𝑥) = −2𝑥² + 120𝑥, em que 𝑥 é o número de refeições vendidas. Visando ao maior lucro possível, o número de refeições a serem vendidas por dia deve ser de:
a) 10
b) 20
c) 25
d) 30
e) 50



RESUMO:

1) Máximo e mínimo

Teorema. Se a < 0, a função quadrática y = ax² + bx + c admite valor máximo
yM = − ∆/4a (Valor máximo), para xM = − b/2a (Ponto de máximo)

Teorema.Se a > 0, a função quadrática y = ax² + bx + c admite valor mínimo 
yM = − ∆/4a (Valor mínimo), para xM = − b/2a (Ponto de mínimo)

∆ = b² - 4.a.c

2) Vértice

Chamamos por vértice da parábola o ponto V (− b/2a, − ∆/4a) associado à função quadrática y = ax² + bx + c.

3) Soma e produto das raízes

S = x' + x" = - b/a
P = x'.x" = c/a

- Voltando à questão temos:

Dado: 𝑅(𝑥) = −2𝑥² + 120𝑥, ode a = - 2, b = 120 e c = 0
Como a < 0 (assume valor máximo)
yM = − ∆/4a
yM = − (b² - 4.a.c)/4a
yM = − (120² - 4.(-2).0)/4.(-2)
yM = − 14400/-8
yM = 1800  (Valor máximo)

Calculando x que o número de refeições vendidas temos:
−2𝑥² + 120𝑥 = 1800 → −2𝑥² + 120𝑥 − 1800 = 0 (-2)
x² − 60x + 900 = 0
x' = x" = 30

7 comentários:

  1. porque no final apareceu o menos 2 ali amigos

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  2. Ele dividiu tudo por 2 é ao mesmo tempo, trocou o sinal de toda a equação

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  3. A resolução será muito mais simples se você substituir diretamente no Xv -> Xv = -b/2a -> -120/2*(-2) -> Xv = -120/-4 -> Xv = 30

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  4. A resolução será muito mais simples se você substituir diretamente no Xv -> Xv = -b/2a -> -120/2*(-2) -> Xv = -120/-4 -> Xv = 30

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  5. ele só fez simplificar ,ja que todos eram multiplos de 2

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  6. Basicamente a questão pede o ponto de x em que y está mais alto

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  7. Nem precisava pensar muito, só montar a conta e resolver dividindo 120 por 4!!

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SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA