SIMULADO 1 - HISTÓRIA

 01. QUESTÃO  - No Brasil Colonial, uma determinada atividade gerou maior articulação entre regiões distantes, ampliou a intervenção regulamentadora da metrópole e deu origem a uma sociedade diferenciada, caracterizada pela vida urbana, pelo aumento da mestiçagem e do número de alforrias e por uma notável produção cultural. Trata-se 

A) da pecuária no sertão nordestino. 
B) das plantations de tabaco e algodão no Nordeste. 
C) da coleta de drogas do sertão na região amazônica. 
D) das missões jesuíticas no Sul. 
E) da extração de ouro nas Minas Gerais.

 02. QUESTÃO  - A descoberta de ouro, no Brasil do século XVII, provocou, entre outros,

A) a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra.
B) o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América.
C) o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas.
D) o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras.
E) a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.

 03. QUESTÃO  - O Tratado de Methuen, assinado em 1703, por portugueses e ingleses,

A) incrementou a industrialização em Portugal e no Brasil.
B) abriu um importante canal para a transferência da riqueza produzida no Brasil para a Inglaterra.
C) criou foro especial para julgar cidadãos britânicos que viviam no Brasil.
D) trouxe vantagens para Portugal nas relações comerciais bilaterais com a Inglaterra.
E) favoreceu o desenvolvimento da indústria luso-brasileira.

 04. QUESTÃO  - A POLÍTICA DOS GOVERNADORES, instituída no governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891.
Essa contradição se dava entre:

A) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.
B) a política de valorização do café e a indústria nascente.
C) o bicameralismo e a democracia indireta.
D) o federalismo e o presidencialismo.
E) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

 05. QUESTÃO  - Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:

A) a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
B) as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”.
C) a Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
D) nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
E) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.

 06. QUESTÃO  - Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:

A) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
B) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das ideias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
C) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso por meio da imprensa, levou os "casacas" a proclamarem a República.
D) o Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
E) a aliança dos militares com a Igreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.

 07. QUESTÃO  - Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961:

A) a política externa totalmente alinhada aos interesses norte-americanos.
B) a ausência de medidas anti-inflacionárias, gerando a forte pressão do FMI.
C) o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
D) a intensa colaboração entre presidente e Congresso nas questões administrativas.
E) a total dependência política do presidente em relação ao seu partido, a UDN.

 08. QUESTÃO  - Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:

A) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.
B) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
C) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
D) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
E) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

 09. QUESTÃO  - O episódio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:

A) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.
B) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.
C) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.
D) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I.
E) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.

 10. QUESTÃO  - O período compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e o Golpe da Maioridade propiciou:

A) o fortalecimento do Exército, que adquire, a partir de então, preponderante papel político;
B) o acirramento das posições relativas ao centralismo e descentralismo político-administrativo;
C) a participação efetiva da Igreja nas questões relativas ao sistema escravocrata;
D) a consolidação, em nível político, dos partidos Liberal e Conservador;
E) a formação dos primeiros núcleos de propaganda do Partido Republicano.











RESPOSTAS ---------------------------------------------------------------------------------------
01. RESPOSTA: E
02. RESPOSTA: A
03. RESPOSTA: B
04. RESPOSTA: D
05. RESPOSTA: A
06. RESPOSTA: B
07. RESPOSTA: C
08. RESPOSTA: C
09. RESPOSTA: D
10. RESPOSTA: B