A Constituição de 1824 de fato estabelecia uma monarquia constitucional com um Poder Moderador que foi criado para ser exercido exclusivamente pelo imperador. Esse poder tinha a função de intervir nos outros poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para garantir a estabilidade do império, sendo uma característica única da Constituição Brasileira da época.
Outras opções estão incorretas pelas seguintes razões:
-
A) Está incorreta porque a Constituição de 1824 não foi resultado de um debate democrático, mas foi outorgada por Dom Pedro I, sem uma verdadeira participação popular ou de representantes eleitos.
-
C) Está incorreta porque, após a abdicação de Dom Pedro I, quem assumiu o trono foi seu filho Dom Pedro II, mas ele tinha apenas 5 anos de idade na época, e não 14.
-
D) Está incorreta porque, durante o Segundo Reinado, as mulheres e os escravizados não tinham direito ao voto. O voto era restrito a homens livres, de certa idade e com uma renda mínima, o que excluía a maioria da população, incluindo mulheres e negros.
-
E) Está incorreta porque, apesar de Dom Pedro II ter incentivado algumas reformas, o Brasil não se transformou em um império industrial. O país ainda era, principalmente, agrário e dependente da economia baseada na produção de café, que era mão de obra escravizada. A indústria era muito incipiente nesse período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário