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Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

16 de julho de 2025

(ADM&TEC) - QUESTÃO

"Eu ME TORNEI o QUE sou HOJE aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975. Lembro do momento exato em que isso aconteceu, quando estava agachado por detrás de uma parede de barro parcialmente desmoronada, espiando o beco que ficava perto do riacho congelado. Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar. Olhando para trás, agora, percebo que passei os últimos vinte e seis anos da minha vida espiando aquele beco deserto. Um dia, no verão passado, meu amigo Rahim Khan me ligou do Paquistão. Pediu que eu fosse vê-lo. Parado ali na cozinha, com o fone no ouvido, sabia muito bem que não era só Rahim Khan que estava do outro lado daquela linha. Era o meu passado de pecados não expiados. Depois que desliguei, fui passear pelo lago Spreckels, na orla norte do parque da Golden Gate. O sol do início da tarde cintilava na água onde navegavam dezenas de barquinhos em miniatura, impulsionados por um ventinho ligeiro. Olhei então para cima e vi um par de pipas vermelhas planando no ar, com rabiolas compridas e azuis. Dançavam lá no alto, bem acima das árvores da ponta oeste do parque, por sobre os moinhos, voando lado a lado como um par de olhos fitando San Francisco, a cidade que eu agora chamava de lar. E, de repente, a voz de Hassan sussurrou nos meus ouvidos: "Por você, faria isso mil vezes!" Hassan, o menino de lábio leporino que corria atrás das pipas como ninguém." 
(HOSSEINI, Khaled. O Caçador de Pipas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.)

Na frase: "Hassan, o menino de lábio leporino que corria atrás das pipas como ninguém", qual é a classificação da oração sublinhada? 
 Oração subordinada substantiva subjetiva. 
 Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Ⓒ Oração subordinada adverbial comparativa.
Ⓓ Oração subordinada adjetiva restritiva. 
Ⓔ Nnehuma das alternativas anteriores está correta.

A oração sublinhada é: "que corria atrás das pipas como ninguém".

Passo 1: Identificar o tipo da oração

  1. A oração começa com "que", que é um pronome relativo.

  2. Ela está explicando ou qualificando "o menino de lábio leporino", dando uma característica dele (ou seja, especifica quem é Hassan).

Passo 2: Verificar se é subordinada adjetiva

  • Orações subordinadas adjetivas funcionam como adjetivos, ou seja, descrevem ou restringem um substantivo da oração principal.

  • Neste caso, "que corria atrás das pipas como ninguém" descreve "o menino de lábio leporino".

Passo 3: Verificar se é restritiva ou explicativa

  • Restritiva: restringe ou especifica o substantivo (indica exatamente qual é o menino).

  • Explicativa: apenas adiciona informação extra, geralmente entre vírgulas.

Aqui não há vírgulas separando a oração, e ela é necessária para identificar qual menino estamos falando. Portanto, é restritiva.

Conclusão: oração subordinada adjetiva restritiva.

(Comentário de IA)

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