Aquífero Guarani situa-se na Bacia Geológica do Paraná e forma a província hidrogeológica mais importante do Brasil não só pelas suas dimensões, como pelo fato de compreender as regiões mais desenvolvidas e populosas da América do Sul. Sobre este aquífero é CORRETO afirmar que:
Ⓐ Sua área de ocorrência está restrita aos territórios do Brasil, Paraguai e Uruguai.
Ⓑ Este aquífero é denominado “confinado” por estar superposto a uma camada de basaltos na Formação Serra Geral (Cretáceo).
Ⓒ Em mais da metade dos poços a água é inapropriada para o consumo por ser rica em constituintes inorgânicos, tais como carbonatos, sulfatos, fluoretos e cloretos.
Ⓓ A Lei nº 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos) trata exclusivamente das águas subterrâneas, sujeitando à outorga a sua extração para o consumo final ou insumo de processo produtivo.
Ⓔ É um sistema hidroestratigráfico mesozoico, constituído por depósitos de origem flúviolacustre/eólicos do Triássico e por depósitos de origem eólica do Jurássico (Formação Botucatu, no Brasil).
Explicação das alternativas:
A) Incorreta.
A área do Aquífero Guarani não está restrita apenas ao Brasil, Paraguai e Uruguai — ela também se estende à Argentina.
B) Incorreta.
Embora o Aquífero esteja em parte confinado pela Formação Serra Geral (de origem basáltica), nem todo o aquífero é confinado. Ele é classificado como semiconfinado ou livre, dependendo da área.
C) Incorreta.
A maior parte da água do Aquífero Guarani é potável e de boa qualidade. Há casos isolados de contaminação ou presença de elementos químicos acima do ideal, mas não em mais da metade dos poços.
D) Incorreta.
A Lei nº 9.433/97 trata da Política Nacional de Recursos Hídricos e não se limita às águas subterrâneas — ela trata das águas superficiais e subterrâneas, instituindo a outorga, cobrança, e outros instrumentos de gestão.
E) Correta.
O Aquífero Guarani é um sistema mesozoico (da era Mesozoica), composto por formações como a Formação Botucatu (arenitos eólicos do Jurássico) e a Formação Pirambóia (flúvio-lacustres do Triássico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário