➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

QUESTÃO

Observe a equação modular |3x – 2| = 8 + 2x e identifique a alternativa que apresenta uma das possíveis raízes: 
a) 4. 
b) 0. 
c) -10. 
d) -4. 
e) 10. 


Condição de existência: 8 + 2x  ≥ 0 ⇒ 2x ≥ - 8 ⇒ x  ≥ - 4
Aplicando-se a definição vem:
I) 3x - 2 = 8 + 2x ⇒ 3x - 2x = 8 + 2 ⇒ x = 10
II) 3x - 2 = - (8 + 2x)⇒ 3x - 2 = - 8 - 2x ⇒ 3x + 2x = - 8 + 2 ⇒ 5x = - 6 ⇒ x = - 6/5 

S = {-6/5, 10}

24 comentários:

  1. Tá escrito errado ali, é 'inequação' e não 'equação'.

    ResponderExcluir
  2. QUESTÕES PARA TREINAR

    01. (FCC-BA) O maior valor assumido pela função y = 2 - |x - 2| é:
    a) 1
    b) 2
    c) 3
    d) 4
    e) 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. b?
      Raciocínio: Levando em consideração que as possíveis soluções para |x-2| seria: x-2, se x for maior ou igual a dois, ou 2-x se x for menor que 2. Substituindo-as na equação y=2-|x-2|, obteria as seguintes equações: y=-x+4, se x for maior ou igual a dois ou y=x, se x for menor que dois. Ao analisar as duas equações nota-se que na equação y=-x+4, se x for maior ou igual a 2, quanto maior o valor de x menor o valor de y, ou seja, o maior valor possível nesta equação seria o 2. Já na equação y=x, se x for menor que 2, quanto menor o valor de x menor o valor de y, o maior valor possível nesta equação(utilizando o numero inteiro mais próximo a 2) seria 1. Conclui-se que o maior valor possível da equação y=2-|x-2| seria o número natural 2.
      Espero que entenda meu raciocínio.

      Excluir
    2. Letra D) pois é uma equação do segundo gral ficando assim...
      X^+3-4=0
      ∆=3^-4.1.(-4)
      ∆=9+16
      ∆=25
      √5

      X'=3+5/2
      X'=4

      X"=3-5/2
      X"=-1

      S{1,4}
      Espero ter ajudado

      Excluir
  3. 02. (UCS-RS) O conjunto solução da equação |x|² + 3|x| - 4 = 0 é:
    a) {1}
    b) {-1, 1}
    c) {4}
    d) {1, 4}
    e) {- 1, 1 4}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letra A. Sendo o x2 -4 e não sendo admitido dentro da solução da questão.

      Excluir
    2. Não seria letra d?
      o -4 vai virar 4

      Excluir
    3. deve ser a letra tendo em vista que modulo n e igual a numero negativo, analisando as raizes que sao -4 e 1

      Excluir
    4. a resposta é A? pois ao substituir |x| por y, encontra-se uma função de segundo grau cujo as raízes são 1 e -4. mas como o módulo deve ser positivo fica apenas o 1.

      Excluir
    5. NÃO ESQUEÇAM QUE |X| = Y

      OU SEJA |1| = 1, -1 E |4| = 4, -4

      CORTANDO AS RAÍZES NEGATIVAS TEMOS A RESPOSTA LETRA D

      Excluir
    6. Letra B

      |x|² + 3|x| - 4 = 0
      x² + 3x - 4 = 0
      (y+4).(y-1)
      y = -4 y= 1
      ,tendo em vista que não pode ser -4 pelo fato de estar negativo então:
      X= 1 ou -1

      fiz assim e tenho certeza que esta certo!!!!!!!!

      Excluir
    7. |x| = y

      y² + 3y - 4 = 0
      (y+4).(y-1)=0
      y = -4 y = 1

      RESPOSTA : 1 ou -1
      letra b


      Excluir
  4. 03. (VPNE) O conjunto solução da equação 2x + |x - 1| = - 2 é:
    a) - 2
    b) - 1
    c) 3
    d) - 3
    e) - 1/3

    Resposta: D

    ResponderExcluir
  5. A resposta está errada... Primeiro que o módulo nn pode ser negativo. Já erro por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual questão vc se refere, mas se for a equação modular |3x – 2| = 8 + 2x está correta. Recomendo que você possa estudar um pouco mais a definição de equação modular, para relembrar. Fé na missão meu amigo!!!

      Excluir

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA