A respeito da revolta denominada Cabanagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Ⓐ Foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil, de 1835 a 1840, na antiga Província do Grão-Pará (abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).
Ⓑ Em 1833, o Grão-Pará tinha 119.877 habitantes, entre indígenas, negros libertos e brancos, mas, destes, estima-se que morreram 2% na revolta.
Ⓒ A revolta iniciou-se em 6 de janeiro de 1835 quando o quartel e o palácio do governo de Belém foram tomados por índios tapuias, cabanos e negros, liderados por Antônio Vinagre.
Ⓓ Em julho de 1831, uma rebelião na guarnição militar de Belém do Pará resultou na prisão de Batista Campos, uma das lideranças implicadas. A indignação do povo cresceu e, em 1833, falava-se em criar uma federação.
Ⓔ O presidente da província do Grão-Pará, Bernardo Lobo de Sousa, desenvolveu uma política repressora, na tentativa de conter os inconformados.
A alternativa INCORRETA é:
Ⓑ Em 1833, o Grão-Pará tinha 119.877 habitantes, entre indígenas, negros libertos e brancos, mas, destes, estima-se que morreram 2% na revolta.
A estimativa de mortos na Cabanagem é muito maior do que 2% da população. A revolta foi extremamente violenta e causou a morte de aproximadamente 30 a 40% da população da Província do Grão-Pará — um dos maiores índices de mortalidade em conflitos internos na história do Brasil.
As demais alternativas estão corretas:
-
Ⓐ: Correta. A Cabanagem foi de fato uma revolta popular, ocorrida no Grão-Pará entre 1835 e 1840.
-
Ⓒ: Correta. O levante começou com a tomada do palácio e quartel em Belém por populares liderados por Antônio Vinagre.
-
Ⓓ: Correta. Houve agitação já em 1831, com prisões e rebuliço político, como o caso de Batista Campos.
-
Ⓔ: Correta. O presidente Bernardo Lobo de Sousa realmente implementou uma política repressiva contra os revoltosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário