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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

12 de abril de 2025

(IVIN) - QUESTÃO

Analise as notas, as médias e o desvio padrão de dois alunos em uma olimpíada de matemática realizada em 4 etapas, conforme o quadro abaixo.


Analisando as notas dos alunos, podemos afirmar que:
 Carlos deve ser o vencedor da olimpíada, pois obteve duas notas 10.
 Houve um empate e os dois devem ser vencedores, pois a média aritmética das notas dos dois alunos é igual.
 Pedro deve ser o vencedor, pois quando calculamos o desvio padrão fica claro que a variação de suas notas é menor, ou seja, as notas estão mais concentradas em torno da média.
 Carlos deve ser o vencedor, pois obteve nota 10 que é a nota máxima da etapa e Pedro não obteve nenhuma nota máxima em uma etapa.
 Não podemos afirmar nada em relação as notas dos dois alunos.


1) Calculando a variância das notas de Carlos

6 – 8,75 = – 2,75
9 – 8,75 = 0,25
10 – 8,75 = 1,25
10 – 8,75 = 1,25

V = (– 2,75)² + (0,25)² + (1,25)² + (1,25)²/4

V = 7,5625 + 0,0625 + 1,5625 + 1,5625/4

V = 2,6875

2) Calculando o desvio padrão de Carlos 

(Dp)² = V → (Dp)² = 2,6875 → (Dp) = 1,64

3) Calculando a variância das notas de Pedro
 8,75 = 0,25
 8,75 = 0,25
 8,75 = 0,25
 8,75 = – 0,75

V = 4. 0,25² + (– 0,75)²/4 → V = 0,25 0,5625/4 = 0,203125

4) Calculando o desvio padrão de Pedro 

(Dp)² = V → (Dp)² = 0,203125 → (Dp) = 0,450

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