(IBFC/2023) - QUESTÃO

Ao contrário da Inconfidência Mineira de 1789, a Inconfidência Baiana, ocorrida dez anos depois, contou com a participação de negros escravizados e libertos, trabalhadores pobres e membros da elite, incluindo médicos e religiosos. Dentre as principais exigências do movimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Abolição da escravatura
II. Proclamação da República
III. Diminuição dos impostos
IV. Diminuição dos salários.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
c) Apenas a afirmativa I está correta
d) Apenas a afirmativa II está correta
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas



A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
É também conhecida como "Conspiração dos Búzios" ou "Revolta dos Alfaiates", por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.
Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.

Obs.: - O movimento não reivindicava redução salarial. 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/conjuracao-baiana/. Acesso em 14/11/2023

2 comentários:

  1. Se for parar pra pensar eles não queriam uma proclamação da republica, eles queriam uma republica dentro da bahia, não em outras capitanias.

    ResponderExcluir

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA