(IBFC/2023) - QUESTÃO

“A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses e em especial os padres foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs, que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando de uma terra de abundância. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.”
 
 FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018, p. 16. 
 
Dentre as consequências mais imediatas para os povos indígenas brasileiros diante da chegada dos portugueses, assinale a alternativa incorreta.
Ⓐ Os portugueses conseguiram encontrar aliados indígenas aproveitando-se muitas vezes do conflito entre grupos tradicionalmente rivais.
Ⓑ A resistência indígena foi intensa, sobretudo quando os portugueses intentavam escravizá-los. Dentre os mecanismos de resistência, o deslocamento para outras regiões mostrou-se, no curto prazo, exitoso.
Ⓒ Violências cultural, física e corporal, epidemias e mortes marcaram parte significativa do contato entre portugueses e indígenas.
Ⓓ Embora tenha sido descrito como uma catástrofe o encontro entre portugueses e indígenas, o decrescimento da população nativa brasileira se deu apenas durante os primeiros anos de contato com os portugueses, voltando a aumentar ao longo da história do país.
Ⓔ Milhões de indígenas viviam no Brasil na época da incursão portuguesa no país.
 


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, por volta de 1500, o território era habitado por povos indígenas, os Tupi-Guarani, Jê, Karib e Aruak. Sabe-se que existiam mais de 1000 povos indígenas falando diversas línguas diferentes e com culturas variadas entre si.
A verdade é que o contato entre europeus e indígenas, tanto no Brasil quanto no restante da América resultou numa diminuição significativa das populações ameríndias, ou seja, a mortandade de milhões de indígenas. Alguns estudiosos calculam que cerca de 50% da população indígena tenha morrido nesse período em função de doenças, guerras e das desorganizações social e cultural.  

A bem da verdade,  é que a queda da população nativa não ocorreu apenas nos primeiros anos da conquista, mas enquanto durou a colonização. 

Resultados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que há hoje no Brasil 1.652.876 de indígenas, número aproximadamente 84% maior do que o contabilizado no levantamento de 2010, quando eles somavam 896,9 mil pessoas (817,9 mil declaradas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA