“ Até a segunda metade do século 20, a desnutrição foi o nosso principal problema de saúde pública; hoje, é a obesidade. Cerca de 10% dos brasileiros adultos são obesos, e outros 30% estão acima do peso saudável. Portanto cerca de 50 milhões de pessoas deveriam perder peso para evitar doenças como ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes, reumatismos e alguns tipos de câncer.” (Drauzio Varela– Folha de São Paulo, 29/05/2004)
Elabore um texto dissertativo, com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema do parágrafo abaixo abordando as causas, consequências e possíveis soluções para combater o problema. Dê um título para a sua redação.
_Na história do Brasil, devido ao seu histórico de desigualdades sociais, concomitante com a impossibilidade do poder público de saúde estar presente em todos os cantos do país, diferentes doenças ou condições levaram a mortandade de um grande número de Brasileiros.
ResponderExcluir_Malária, Poliomelite, Dengue e etc, são apenas alguns dos exemplos que marcaram a sociedade brasileira de décadas passadas, mas atualmente, apesar do grande índice de urbanização e desenvolvimento humano, uma nova condição têm mostrado que será um grande desafio para a saúde pública: A Obesidade.
_Apesar de não ser uma doença em si, ela abre caminho para uma série de doenças potencialmente fatais, como o Diabetes, Hipertensão, Câncer, dentre muitos outros, e ela possui origem na intensa industrialização e urbanização, que tornou a vida dos habitantes dessas regiões mais sedentária do que em regiões rurais, e além disso grandes companhias de Fast Food, através de campanhas apelativas de Marketing, têm conseguido, com sucesso, comercializar os chamados “Junk Food”, ou seja, alimentos rápidos de serem produzidos, e com nenhum valor nutricional, que aliado ao perfil de um cidadão das regiões metropolitanas, em que possuem tudo de forma facilitada, como o perfil de trabalho, na maioria das vezes, dentro de escritórios sem precisar de fazer esforço, acesso facilitado a internet, além dos infindáveis aplicativos de delivery, não se restringindo a comida, mas também a uma série de serviços, têm contribuído para o aumento da obesidade.
_Outro fator para os grandes índices da obesidade, podemos destacar a falta de incentivos ao exercício físico por parte do poder público, seja nas instituições de ensino, em qualquer nível, ou mesmo em campanhas publicitárias, onde atualmente, apesar da grande importância do profissional de educação física, sua relevância não é levado em conta diante desse preocupante cenário de “Epidemia” de obesidade.
_Contudo, é necessário que o poder público, através da grande mídia, estimule a prática de exercícios físicos, além de alertar para os perigos do “Junk Food”, e concomitante a isso, através do Ministério da Educação e da Saúde, desenvolver programas que estimulem a prática de exercícios físicos nas instituições de ensino, seja a nível Municipal, Estadual, ou Federal.
Excelente redação. Faltou apenas
ResponderExcluiro título
Excelente redação, mas faltou o título
ResponderExcluirAlguma ideia de título?
ResponderExcluir