Durante os séculos XVI e XVII, no Brasil, ocorreram diversas rebeliões que refletiam a divergência de interesses entre colônia e metrópole. Dentre essas revoltas, pode-se destacar, respectivamente, com seu objetivo a:
a) Conjuração Baiana, movimento da elite baiana que, embora identificada com os ideias da Revolução Francesa, não trazia em seu programa de revolução o fim da escravidão.
b) Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão que devido a insatisfação com a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, propunha a abolição do monopólio desta companhia.
b) Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão que devido a insatisfação com a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, propunha a abolição do monopólio desta companhia.
c) Conjuração Carioca, organizada por escravos libertos que buscavam melhores condições de trabalhos nas casas da aristocracia fluminense.
d) Inconfidência Mineira, que objetivava a abolição da escravidão, pois desejava a ampliação do mercado interno com a mudança nas relações de trabalho na região.
e) Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, um conflito de interesses entre senhores de engenho de Olinda e senhores de engenho do Recife, que disputavam mercado consumidor de cana de açúcar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta: B
No decorrer dos séculos XVI e XVII, aconteceram no Brasil colonial uma série de revoltas nativistas, resultado da divergência de interesses entre colônia e metrópole, entre elas:
a) Conjuração Baiana, movimento de caráter popular que se identificava com os ideais da Revolução Francesa, o qual trazia em seu programa de revolução o fim da escravidão.
c) Conjuração carioca, organizada pela Sociedade Literária do Rio de Janeiro, que contou com a participação de intelectuais, promovia reuniões de debate de cunho cultural, os quais começaram a ganhar tons políticos e ideológicos, chamando a atenção das autoridades coloniais.
d) Inconfidência Mineira, que objetivada separar a província mineira da metrópole, contando com membros da elite urbana, no qual “debatem o fim da escravidão, mas deixam a questão em suspenso, já que alguns não acham o momento oportuno” (Diversos, Grandes Personagens de Nossa História, vol. I, São Paulo, Abril Cultural Ltda. 1969. p. 228).
e) Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, um conflito de interesses entre senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, sendo que estes buscavam autonomia política em relação à hegemonia de Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário