Simulado 21 - História do Brasil

  01. QUESTÃO  -  “A emissão de papel-moeda aumentou o dinheiro circulante e reativou os negócios, mas, como a produção interna não cresceu nas mesmas proporções, a inflação também aumentou. Além disso, o crédito fácil resultou em violenta especulação com as ações das novas empresas que surgiam.” 

(Luís César Amad Costa e Leonel Itaussu A. Melo. História do Brasil.)

A especulação a que o texto se refere ocorreu no período em que o ministro da Fazenda era Rui Barbosa e ficou conhecida como 
a) Funding-Loan. 
b) Plano Real. 
c) Encilhamento. 
d) Coronelismo. 
e) Convênio de Taubaté.

 02. QUESTÃO  - O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas, 

a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas. 
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas. 
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves. 
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas. 
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

 03. QUESTÃO  - O presidente Rodrigues Alves (1902-1906) governou o Brasil com a preocupação de fazer da capital federal um símbolo de modernidade e do Brasil uma nação inserida na ordem civilizada internacional. Foi, portanto, em seu governo que a capital, 

a) Rio de Janeiro, viveu importantes transformações no setor de transportes, com a construção da Estrada de Ferro Mauá. 
b) Bahia, viveu a construção do novo porto, que permitia receber navios de grande calado. 
c) Brasília, passou por transformações urbanas, entre elas a construção da Avenida Central. 
d) Rio de Janeiro, passou por uma onda modernizadora que incluiu ações contra a febre amarela e a varíola. 
e) Bahia, teve seus casarões postos abaixo, e, onde antes existiam cortiços, modernos edifícios foram construídos.

 04. QUESTÃO  - No século XVIII, a colônia Brasil passou por vários conflitos internos. Entre eles temos a 

a) Guerra dos Emboabas, luta entre paulistas e gaúchos pelo controle da região das Minas Gerais. Essa guerra impediu a entrada dos forasteiros nas terras paulistas e manteve o controle da capitania de São Paulo sobre a mineração. 
b) Revolta Liberal, tentativa de reagir ao avanço conservador da monarquia portuguesa, que usava de seus símbolos monárquicos e das baionetas do Exército da Guarda Nacional, como forma de cooptar e intimidar os colonos portugueses. 
c) Revolta de Filipe dos Santos, levante ocorrido em Vila Rica e liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos. O motivo foi a cobrança do quinto, a quinta parte do ouro fundido pelas Casas de Fundição controladas pelo poder imperial. 
d) Farroupilha, revolta que defendia a proclamação da República Rio-Grandense (República dos Farrapos) como forma de obter liberdades políticas, fim dos tributos coloniais e proibição da importação do charque argentino. 
e) Cabanagem, movimento de elite dirigido por padres, militares e proprietários rurais, que propunham a proclamação da república como forma de combater o controle econômico exercido pelos comerciantes portugueses.

 05. QUESTÃO  - A luta pelo sufrágio feminino estava inserida em um contexto mais amplo da luta das mulheres pela emancipação social, política e econômica. Ao fazer uma retrospectiva histórica dessa luta, é possível afirmar que 

a) a mulher francesa conquistou o direito ao voto universal a partir da eclosão da Revolução Francesa de 1789. 
b) o voto feminino tornou-se obrigatório nos países europeus para as mulheres operárias desde o início da Revolução Industrial.
c) o Brasil foi o último país latino-americano a conceder o direito de as mulheres votarem, conquista obtida no período da ditadura militar. 
d) a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934. 
e) o direito do voto universal feminino foi assegurado nos Estados Unidos da América desde a proclamação da Independência.

 06. QUESTÃO  - Esse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania de Pernambuco se encontrava nas décadas que se seguiram após a expulsão dos holandeses em 1654. A situação financeira dos senhores de engenho, cujo centro político estava na cidade de Olinda, agravava-se, haja vista a concorrência holandesa. Como tinham controle sobre a Câmara de Olinda, esses senhores de engenho induziram o governo a aumentar os impostos que os comerciantes tributavam. A maior parte desses comerciantes estava em Recife e, em protesto, entre os anos de 1710 e 1711, rebelouse contra Olinda. O conflito descrito acima refere-se à 

a) Revolução Pernambucana (1817). 
b) Confederação do Equador (1824). 
c) Guerra dos Mascates (1710-1711). 
d) Conspiração dos Suassunas (1801). 
e) Insurreição Pernambucana (1645-1654).

 07. QUESTÃO  - Com o slogan “Varre, varre, vassourinha” em 1960 qual candidato à presidência da república brasileira prometia acabar com a corrupção no Brasil? 

a) Getúlio Vargas. 
b) Juscelino Kubitschek. 
c) João Goulart. 
d) Jânio Quadros. 
e) Eurico Gaspar Dutra

 08. QUESTÃO  - A administração de Maurício de Nassau sobre parte do Nordeste do Brasil, no século XVII, caracterizou-se 

a) por uma forte intolerância religiosa, representada, principalmente, por meio do confisco das propriedades dos judeus e dos católicos. 
b) pela proteção às pequenas e médias propriedades rurais, o que contribuiu para o aumento da produção de açúcar e tabaco em Pernambuco. 
c) por uma ocupação territorial limitada a Pernambuco, em função da proteção militar efetuada por Portugal nas suas colônias africanas. 
d) por inúmeras vantagens econômicas aos colonos e pela ausência de tolerância religiosa, representada pela imposição do calvinismo. 
e) pela atenção aos proprietários luso-brasileiros, que foram beneficiados com créditos para a recuperação dos engenhos e a compra de escravos.

 09. QUESTÃO  - São características do sistema de plantation utilizado na efetiva colonização do Brasil. 

a) Monocultura, minifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado interno. 
b) Monocultura, latifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado externo. 
c) Policultura, minifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado externo. 
d) Monocultura, latifúndio, mão de obra assalariada e produção para o mercado interno. 
e) Policultura, latifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado interno.

 10. QUESTÃO  - São exemplos de revoltas ocorridas no período regencial 

a) Cabanagem, Balaiada e Sabinada. 
b) Farroupilha, Cabanagem e Guerra dos Emboabas. 
c) Revolta de Felipe dos Santos, Guerra dos Mascates e Revolta dos Malês. 
d) Revolta de Beckman, Cabanagem e Farroupilha. 
e) Guerra dos Emboabas, Revolta dos Malês e Balaiada.

 11. QUESTÃO  - A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles, 

a) estímulo à navegação fluvial no Sul e saída de capitais estrangeiros. 
b) incentivo à integração econômica nacional e aumento da inflação. 
c) desenvolvimento das estradas de ferro no Centro-Sul e empobrecimento do Estado do Rio de Janeiro. 
d) estímulo à organização dos sindicatos e crescimento do poder dos militares. 
e) transformação do Centro-Oeste em área industrial e crescente endividamento externo.

 12. QUESTÃO  - O engenho foi um marco dentro do Brasil colonial. Podemos dizer que ele era o símbolo 

a) do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo de organização da Colônia. 
b) da resistência negra, pois lá os negros se organizavam e realizavam seus constantes levantes contra os brancos. 
c) da luta contra a monarquia, uma vez que os senhores de terras desejavam o livre comércio, proibido pelos imperadores. 
d) do movimento republicano, já que os senhores há muito tempo buscavam liberdades, como o fim da escravidão e da monarquia. 
e) do capitalismo colonial, uma vez que valorizava a mão-de-obra assalariada, captada da corrente imigratória do século XIX.


01 - C
02 - E
03 - D
04 - C
05 - D
06 - C
07 - D
08 - E
09 - B
10 - A
11 - B
12 - A

3 comentários: