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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Simulado 21 - História do Brasil

  01. QUESTÃO  -  “A emissão de papel-moeda aumentou o dinheiro circulante e reativou os negócios, mas, como a produção interna não cresceu nas mesmas proporções, a inflação também aumentou. Além disso, o crédito fácil resultou em violenta especulação com as ações das novas empresas que surgiam.” 

(Luís César Amad Costa e Leonel Itaussu A. Melo. História do Brasil.)

A especulação a que o texto se refere ocorreu no período em que o ministro da Fazenda era Rui Barbosa e ficou conhecida como 
a) Funding-Loan. 
b) Plano Real. 
c) Encilhamento. 
d) Coronelismo. 
e) Convênio de Taubaté.

 02. QUESTÃO  - O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas, 

a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas. 
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas. 
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves. 
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas. 
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

 03. QUESTÃO  - O presidente Rodrigues Alves (1902-1906) governou o Brasil com a preocupação de fazer da capital federal um símbolo de modernidade e do Brasil uma nação inserida na ordem civilizada internacional. Foi, portanto, em seu governo que a capital, 

a) Rio de Janeiro, viveu importantes transformações no setor de transportes, com a construção da Estrada de Ferro Mauá. 
b) Bahia, viveu a construção do novo porto, que permitia receber navios de grande calado. 
c) Brasília, passou por transformações urbanas, entre elas a construção da Avenida Central. 
d) Rio de Janeiro, passou por uma onda modernizadora que incluiu ações contra a febre amarela e a varíola. 
e) Bahia, teve seus casarões postos abaixo, e, onde antes existiam cortiços, modernos edifícios foram construídos.

 04. QUESTÃO  - No século XVIII, a colônia Brasil passou por vários conflitos internos. Entre eles temos a 

a) Guerra dos Emboabas, luta entre paulistas e gaúchos pelo controle da região das Minas Gerais. Essa guerra impediu a entrada dos forasteiros nas terras paulistas e manteve o controle da capitania de São Paulo sobre a mineração. 
b) Revolta Liberal, tentativa de reagir ao avanço conservador da monarquia portuguesa, que usava de seus símbolos monárquicos e das baionetas do Exército da Guarda Nacional, como forma de cooptar e intimidar os colonos portugueses. 
c) Revolta de Filipe dos Santos, levante ocorrido em Vila Rica e liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos. O motivo foi a cobrança do quinto, a quinta parte do ouro fundido pelas Casas de Fundição controladas pelo poder imperial. 
d) Farroupilha, revolta que defendia a proclamação da República Rio-Grandense (República dos Farrapos) como forma de obter liberdades políticas, fim dos tributos coloniais e proibição da importação do charque argentino. 
e) Cabanagem, movimento de elite dirigido por padres, militares e proprietários rurais, que propunham a proclamação da república como forma de combater o controle econômico exercido pelos comerciantes portugueses.

 05. QUESTÃO  - A luta pelo sufrágio feminino estava inserida em um contexto mais amplo da luta das mulheres pela emancipação social, política e econômica. Ao fazer uma retrospectiva histórica dessa luta, é possível afirmar que 

a) a mulher francesa conquistou o direito ao voto universal a partir da eclosão da Revolução Francesa de 1789. 
b) o voto feminino tornou-se obrigatório nos países europeus para as mulheres operárias desde o início da Revolução Industrial.
c) o Brasil foi o último país latino-americano a conceder o direito de as mulheres votarem, conquista obtida no período da ditadura militar. 
d) a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934. 
e) o direito do voto universal feminino foi assegurado nos Estados Unidos da América desde a proclamação da Independência.

 06. QUESTÃO  - Esse conflito ocorreu em meio à situação em que a Capitania de Pernambuco se encontrava nas décadas que se seguiram após a expulsão dos holandeses em 1654. A situação financeira dos senhores de engenho, cujo centro político estava na cidade de Olinda, agravava-se, haja vista a concorrência holandesa. Como tinham controle sobre a Câmara de Olinda, esses senhores de engenho induziram o governo a aumentar os impostos que os comerciantes tributavam. A maior parte desses comerciantes estava em Recife e, em protesto, entre os anos de 1710 e 1711, rebelouse contra Olinda. O conflito descrito acima refere-se à 

a) Revolução Pernambucana (1817). 
b) Confederação do Equador (1824). 
c) Guerra dos Mascates (1710-1711). 
d) Conspiração dos Suassunas (1801). 
e) Insurreição Pernambucana (1645-1654).

 07. QUESTÃO  - Com o slogan “Varre, varre, vassourinha” em 1960 qual candidato à presidência da república brasileira prometia acabar com a corrupção no Brasil? 

a) Getúlio Vargas. 
b) Juscelino Kubitschek. 
c) João Goulart. 
d) Jânio Quadros. 
e) Eurico Gaspar Dutra

 08. QUESTÃO  - A administração de Maurício de Nassau sobre parte do Nordeste do Brasil, no século XVII, caracterizou-se 

a) por uma forte intolerância religiosa, representada, principalmente, por meio do confisco das propriedades dos judeus e dos católicos. 
b) pela proteção às pequenas e médias propriedades rurais, o que contribuiu para o aumento da produção de açúcar e tabaco em Pernambuco. 
c) por uma ocupação territorial limitada a Pernambuco, em função da proteção militar efetuada por Portugal nas suas colônias africanas. 
d) por inúmeras vantagens econômicas aos colonos e pela ausência de tolerância religiosa, representada pela imposição do calvinismo. 
e) pela atenção aos proprietários luso-brasileiros, que foram beneficiados com créditos para a recuperação dos engenhos e a compra de escravos.

 09. QUESTÃO  - São características do sistema de plantation utilizado na efetiva colonização do Brasil. 

a) Monocultura, minifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado interno. 
b) Monocultura, latifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado externo. 
c) Policultura, minifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado externo. 
d) Monocultura, latifúndio, mão de obra assalariada e produção para o mercado interno. 
e) Policultura, latifúndio, mão de obra escrava e produção para o mercado interno.

 10. QUESTÃO  - São exemplos de revoltas ocorridas no período regencial 

a) Cabanagem, Balaiada e Sabinada. 
b) Farroupilha, Cabanagem e Guerra dos Emboabas. 
c) Revolta de Felipe dos Santos, Guerra dos Mascates e Revolta dos Malês. 
d) Revolta de Beckman, Cabanagem e Farroupilha. 
e) Guerra dos Emboabas, Revolta dos Malês e Balaiada.

 11. QUESTÃO  - A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles, 

a) estímulo à navegação fluvial no Sul e saída de capitais estrangeiros. 
b) incentivo à integração econômica nacional e aumento da inflação. 
c) desenvolvimento das estradas de ferro no Centro-Sul e empobrecimento do Estado do Rio de Janeiro. 
d) estímulo à organização dos sindicatos e crescimento do poder dos militares. 
e) transformação do Centro-Oeste em área industrial e crescente endividamento externo.

 12. QUESTÃO  - O engenho foi um marco dentro do Brasil colonial. Podemos dizer que ele era o símbolo 

a) do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo de organização da Colônia. 
b) da resistência negra, pois lá os negros se organizavam e realizavam seus constantes levantes contra os brancos. 
c) da luta contra a monarquia, uma vez que os senhores de terras desejavam o livre comércio, proibido pelos imperadores. 
d) do movimento republicano, já que os senhores há muito tempo buscavam liberdades, como o fim da escravidão e da monarquia. 
e) do capitalismo colonial, uma vez que valorizava a mão-de-obra assalariada, captada da corrente imigratória do século XIX.


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SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA