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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(SANTA CASA 2022) - Leia o soneto “Não comerei da alface a verde pétala”, de Vinicius de Moraes, para responder às questões de 01 a 03.

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem mais aprouver fazer dieta.

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro; deem-me feijão com arroz

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei, feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.

(Vinicius de Moraes. Livro de sonetos, 2009.)


01. QUESTÃO - No soneto, o eu lírico mostra-se
a) animado por comer tudo o que lhe causa prazer.
b) empolgado por conseguir comer com parcimônia.
c) incomodado com aqueles que comem além do necessário.
d) resignado com a necessidade de ter de fazer dieta.
e) ressentido com aqueles que conseguem se manter na dieta.

02. QUESTÃO - No soneto, o autor emprega o pronome “as” para se referir a
a) “saladas” (2ª estrofe)
b) “pastagens” (1ª estrofe)
c) “hóstias desbotadas” (1ª estrofe)
d) “manadas” (1ª estrofe)
e) “peras e maçãs” (2ª estrofe)

03. QUESTÃO - Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a elipse de um verbo no seguinte verso: 
a) “Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta” (2ª estrofe) 
b) “E eu morrerei, feliz, do coração” (4ª estrofe) 
c) “E um bife, e um queijo forte, e parati” (4ª estrofe) 
d) “Nem como os coelhos, roedor; nasci” (3ª estrofe) 
e) “Cajus hei de chupar, mangas-espadas” (2ª estrofe)
















01. QUESTÃO: A

A animação do eu lírico provém do fato de ele comer os alimentos de que ele gosta, não se importando com a quantidade de calorias que eles possuem e nem com os problemas de saúde que possam advir dessa ingestão. Descarta-se a alternativa b, porque o eu lírico não vai comer com parcimônia, isto é, pouco, com economia. Deseja regalar-se sem contenção.

02. QUESTÃO: E

O pronome oblíquo sempre tem referente já mencionado, como o “as” que foi empregado na segunda estrofe do soneto, verso 7, junto à forma verbal “deixo”, referindo-se aos termos anteriores “peras e maçãs”. Na primeira estrofe há dois artigos, que antecedem os substantivos “hóstias” e “pastagens” e um artigo “as” com fusão da preposição “a”, que gera “às” com acento grave, que antecede o substantivo “manadas”. Não há mais “as” nos dois últimos tercetos. 

03. QUESTÃO: D

Em “ Nem como os coelhos, roedor; nasci”, a forma verbal “nasci” foi omitida antes de “roedor”: Nem como os coelhos, nasci roedor; nasci/ Omnívoro.  

Um comentário:

  1. Coloca muito mais exercicios de interpretação de bancas que cobram exercicios parecidos com os da esa... Tá mt top! Parabéns pelo trabalho

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SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA