Parnasianismo - Resumo com exercícios

O Parnasianismo surgiu na França no século XIX, em oposição ao romantismo. Foi um movimento literário que representou na poesia o espírito positivista e científico da época.

Uma das maiores preocupações na composição poética dos parnasianos era a precisão das palavras. Esses poetas chegaram ao ponto de criar verdadeiras línguas artificiais para obter o vocabulário adequado ao tema de cada poema.

Ao contrário dos românticos do Romantismo (que eram movidos pelo excesso de sentimentos e de emoções), os poetas do Parnasianismo gostavam da linguagem rebuscada e racionalista, ou seja: eles gostavam da poesia mais elaborada. 

No Brasil o Parnasianismo teve como marco inicial a publicação da obra "Fanfarras", de Teófilo Dias, em 1882.

Os mais importantes escritores brasileiros do período formavam a chamada "Tríade Parnasiana", a qual era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Os escritores parnasianos buscavam o sentido para a existência humana por meio da perfeição estética. Por isso, a preocupação residia na "Arte pela Arte", ou seja, a forma como caraterística principal da poesia.

Características do Parnasianismo

São características da poesia parnasiana: preocupação com a forma, vocabulário culto e formal, objetivismo, apego à poesia clássica (com referências à mitologia grega e romana), a "arte pela arte" (compara a poesia como escultura, pintura ou qualquer outra arte), o gosto pela descrição (poesias que descrevem os fatos, as cenas, os objetos). 

Principais Autores
  • Teófilo Dias (1854-1889)
Teófilo Odorico Dias de Mesquita, sobrinho do poeta Gonçalves Dias, foi professor, jornalista, advogado e poeta brasileiro.

Patrono da cadeira 36 na Academia Brasileira de Letras, em 1882 publicou "Fanfarras", obra que marca o início do parnasianismo no Brasil.

Outras obras que merecem destaque: Flores e Amores (1874), Cantos Tropicais (1878), Lira dos Verdes Anos (1878), A Comédia dos Deuses (1888).
  • Olavo Bilac (1865-1918)
Um dos grandes escritores parnasianos, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido como "Príncipe dos Poetas Brasileiros", foi jornalista, tradutor, poeta e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sua obra é caracterizada pela linguagem clássica, com conteúdos: históricos, patrióticos, emotivos, platônicos e sensuais. Vale lembrar que o Hino à Bandeira do Brasil foi escrito por Olavo Bilac.

Suas principais obras são: Poesias (1888), Crônicas e Novelas (1894), Crítica e Fantasia (1904), Conferências Literárias (1906), Dicionário de Rimas (1913), Tratado de Versificação (1910), Ironia e Piedade (1916) e Tarde (1919).
  • Alberto de Oliveira (1857-1937)
Antônio Mariano de Oliveira, mais conhecido pelo pseudônimo "Alberto de Oliveira", foi um poeta, professor, farmacêutico e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Publicou sua primeira obra, “Canções Românticas”, em 1878. A despeito desse livro apresentar características românticas, Alberto de Oliveira foi um exímio poeta parnasiano cuja obra é caracterizada por temáticas e estruturas parnasianas, por exemplo, descrição minuciosa, composição de retratos, quadros e cenas.

Suas obras que merecem destaque são: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).
  • Raimundo Correia (1859-1911)
Raimundo da Motta de Azevedo Corrêa foi um juiz, poeta e um dos fundadores do Sodalício Brasileiro. Maranhense, publicou seu primeiro livro de poesias "Primeiros Sonhos" em 1879.

Sua obra apresenta características românticas, parnasianas e simbolistas. Dessa maneira, suas poesias possuem um caráter pessimista e subjetivo, ao mesmo tempo que apresentam grande preocupação métrica.

Outras obras que merecem destaque são: Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898).


EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

a) um conteúdo social, de interesse universal.
b) a noção do progresso da sua época.
c) uma mensagem educativa, de natureza moral.
d) uma lição de cunho religioso.
e) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

02. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:

a) Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
b) Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.
c) Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antigüidade Clássica.
d) Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
e) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.

03. (FGV-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:

a) engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloquente.
b) a ideia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
c) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
d) abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.
e) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

04. (FESP) A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:

a) Conceptista
b) Cultista
c) Parnasiana
d) Simbolista
e) Modernista

05. (UEL) O Parnasianismo brasileiro foi um movimento.

a) Poético do final do século XIX e início do século XX.
b) Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX.
c) Poético do final do século XVIII e início do século XIX.
d) Teatral do final do século XX.
e) Lítero-musical do início do século XX.






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Respostas:
01 - E
02 - B
03 - E
04 - C
05 - A


_____________________________________________________________________________
Fontes:
https://www.todamateria.com.br/parnasianismo-no-brasil/; acessado em (31/03/2019 às 22:00)

3 comentários:

  1. Não entendi essa 1, pq recursos estilisticos? Eu estudei isso se n me engano é figuras de linguagem, e no parnasianismo n tem isso, pelo menos eu nn vi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda escola literária com a apresentação de uma nova temática e de novos recursos estilísticos, tenta combater ou alterar um tipo de visão sobre uma escola literária anterior. Os parnasianos focavam, principalmente, na forma e modelo estético, com a utilização de recursos literários para criar o belo, culto e sofisticado na poesia com racionalismo e objetivismo no tratamento do tema.

      Excluir
  2. Obrigada por todos esses resumos de Literatura!

    ResponderExcluir