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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Parnasianismo - Resumo com exercícios

O Parnasianismo surgiu na França no século XIX, em oposição ao romantismo. Foi um movimento literário que representou na poesia o espírito positivista e científico da época.

Uma das maiores preocupações na composição poética dos parnasianos era a precisão das palavras. Esses poetas chegaram ao ponto de criar verdadeiras línguas artificiais para obter o vocabulário adequado ao tema de cada poema.

Ao contrário dos românticos do Romantismo (que eram movidos pelo excesso de sentimentos e de emoções), os poetas do Parnasianismo gostavam da linguagem rebuscada e racionalista, ou seja: eles gostavam da poesia mais elaborada. 

No Brasil o Parnasianismo teve como marco inicial a publicação da obra "Fanfarras", de Teófilo Dias, em 1882.

Os mais importantes escritores brasileiros do período formavam a chamada "Tríade Parnasiana", a qual era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Os escritores parnasianos buscavam o sentido para a existência humana por meio da perfeição estética. Por isso, a preocupação residia na "Arte pela Arte", ou seja, a forma como caraterística principal da poesia.

Características do Parnasianismo

São características da poesia parnasiana: preocupação com a forma, vocabulário culto e formal, objetivismo, apego à poesia clássica (com referências à mitologia grega e romana), a "arte pela arte" (compara a poesia como escultura, pintura ou qualquer outra arte), o gosto pela descrição (poesias que descrevem os fatos, as cenas, os objetos). 

Principais Autores
  • Teófilo Dias (1854-1889)
Teófilo Odorico Dias de Mesquita, sobrinho do poeta Gonçalves Dias, foi professor, jornalista, advogado e poeta brasileiro.

Patrono da cadeira 36 na Academia Brasileira de Letras, em 1882 publicou "Fanfarras", obra que marca o início do parnasianismo no Brasil.

Outras obras que merecem destaque: Flores e Amores (1874), Cantos Tropicais (1878), Lira dos Verdes Anos (1878), A Comédia dos Deuses (1888).
  • Olavo Bilac (1865-1918)
Um dos grandes escritores parnasianos, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido como "Príncipe dos Poetas Brasileiros", foi jornalista, tradutor, poeta e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sua obra é caracterizada pela linguagem clássica, com conteúdos: históricos, patrióticos, emotivos, platônicos e sensuais. Vale lembrar que o Hino à Bandeira do Brasil foi escrito por Olavo Bilac.

Suas principais obras são: Poesias (1888), Crônicas e Novelas (1894), Crítica e Fantasia (1904), Conferências Literárias (1906), Dicionário de Rimas (1913), Tratado de Versificação (1910), Ironia e Piedade (1916) e Tarde (1919).
  • Alberto de Oliveira (1857-1937)
Antônio Mariano de Oliveira, mais conhecido pelo pseudônimo "Alberto de Oliveira", foi um poeta, professor, farmacêutico e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Publicou sua primeira obra, “Canções Românticas”, em 1878. A despeito desse livro apresentar características românticas, Alberto de Oliveira foi um exímio poeta parnasiano cuja obra é caracterizada por temáticas e estruturas parnasianas, por exemplo, descrição minuciosa, composição de retratos, quadros e cenas.

Suas obras que merecem destaque são: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).
  • Raimundo Correia (1859-1911)
Raimundo da Motta de Azevedo Corrêa foi um juiz, poeta e um dos fundadores do Sodalício Brasileiro. Maranhense, publicou seu primeiro livro de poesias "Primeiros Sonhos" em 1879.

Sua obra apresenta características românticas, parnasianas e simbolistas. Dessa maneira, suas poesias possuem um caráter pessimista e subjetivo, ao mesmo tempo que apresentam grande preocupação métrica.

Outras obras que merecem destaque são: Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898).


EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

a) um conteúdo social, de interesse universal.
b) a noção do progresso da sua época.
c) uma mensagem educativa, de natureza moral.
d) uma lição de cunho religioso.
e) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

02. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:

a) Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
b) Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.
c) Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antigüidade Clássica.
d) Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
e) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.

03. (FGV-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:

a) engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloquente.
b) a ideia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
c) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
d) abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.
e) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

04. (FESP) A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:

a) Conceptista
b) Cultista
c) Parnasiana
d) Simbolista
e) Modernista

05. (UEL) O Parnasianismo brasileiro foi um movimento.

a) Poético do final do século XIX e início do século XX.
b) Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX.
c) Poético do final do século XVIII e início do século XIX.
d) Teatral do final do século XX.
e) Lítero-musical do início do século XX.






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Respostas:
01 - E
02 - B
03 - E
04 - C
05 - A


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Fontes:
https://www.todamateria.com.br/parnasianismo-no-brasil/; acessado em (31/03/2019 às 22:00)

3 comentários:

  1. Não entendi essa 1, pq recursos estilisticos? Eu estudei isso se n me engano é figuras de linguagem, e no parnasianismo n tem isso, pelo menos eu nn vi...

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    1. Toda escola literária com a apresentação de uma nova temática e de novos recursos estilísticos, tenta combater ou alterar um tipo de visão sobre uma escola literária anterior. Os parnasianos focavam, principalmente, na forma e modelo estético, com a utilização de recursos literários para criar o belo, culto e sofisticado na poesia com racionalismo e objetivismo no tratamento do tema.

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  2. Obrigada por todos esses resumos de Literatura!

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