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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Equações polinomiais - 20 Exercícios com gabarito

01. (UEL-PR) A equação (x² + 3x + 2)(x² + 5x + 6) = 0 tem:

a) apenas duas raízes reais distintas
b) apenas três raízes reais distintas
c) quatro raízes reais distintas
d) apenas duas raízes, ambas imaginarias
e) duas raízes reais e duas imaginárias

02. (OSEC-SP) O grau de uma equação polinomial P(x) = 0 cujas raízes são 3, 2 e 4 com multiplicidades 5, 6 e 10 respectivamente, é:

a) 9
b) 300
c) Menor que 20
d) 21/9
e) 21

03. (FCC) Uma equação do 3º grau cujas raízes são 1, 2, e 3 é:

a) x³ + 6x² - 11x + 6 = 0
b) x³ - 6x² + 11x - 6 = 0    
c) x³ + 6x² + 11x + 6 = 0
d) x³ - 6x² - 11x + 6 = 0
e) x³ + 6x² - 11x - 6 = 0

04. (UNICRUZ-RS) Uma equação algébrica possui como raízes os valores 4, 3, e 2, esta equação é:

a) 2x³ - 3x² + 4x - 4 = 0
b) x³ - x² + 2x - 8 = 0
c) x³ - 2x² - x + 2 = 0
d) x³ - 9x² + 26x - 24 = 0
e) 4x³ + 3x² + 2x = 0

05. (UFOP - MG) Uma das raízes da equação x4 – 3x3 – 3x2 + 9x = 0 é 3. Sobre as outras três raízes, pode-se afirmar que:

a) duas são racionais e uma é irracional
b) duas são ímpares e uma par
c) as três são racionais
d) as três são irracionais
e) duas são irracionais e uma é racional

06. (PUC-MG) Se P(x) = x³ - 4x² + ax + 6 e P(2) = 0, então P(x) fatorado é igual a:

a) (x + 1)(x - 2)(x - 3)
b) (x + 1)(x + 2)(x + 3)
c) (x + 1)(x + 2)(x - 3)
d) (x - 1)(x - 2)(x - 3)
e) (x - 1)(x + 2)(x + 3)

07. (UNIFOR-CE) Uma das raízes do polinômio x³ + 2x² - 7x - 2 é 2. O produto das outras raízes é:

a) 2
b) 1
c) 0
d) - 1
e) - 2

08.  (UNIFOR-CE) Se, no universo IR, a equação x5 – x4 – 5x3 + x2 + 8x + 4 = 0 admite a raiz - 1, com multiplicidade 3, então a soma das demais raízes é:

a) - 4
b) - 3
c) 0
d) 3
e) 4

09. (UFMS) O polinômio f(x) = 2x³ - 3kx - 4 é divisível por x + 1. O conjunto verdade da equação f(x) = 0, no universo IR, é:

a) {- 1, 2}
b) {1, - 2}
c) {- 1, - 2}
d) {- 1, 1, 2}
e) {- 1, -2, 1}

10. (FURRN) Sabe-se que 2 é raiz de multiplicidade 2 da equação x4 – 4x3 + 8x2 – 16x + 16 = 0. Então o conjunto solução dessa equação, no universo dos complexos, é:

a) {2, i, - i}     
b) {2, 2i, - 2i}
c) {2, 3i, - 3i}
d) {2, - 2, 1}
e) {2, 4i, - 4i}

11. (MACK-SP) O número 1+ i é raiz de P(x) = x³ - 2x + k, k ∈ IR. Então, k é igual a:

a) 1
b) 2
c) 4
d) - 1
e) - 2

12. (UFAL) Sabe-se que a equação x4 + 2x3 + x2 + 8x – 12 = 0 admite o número complexo 2i como raiz. Relativamente às raízes reais dessa equação, é correto afirmar que:

a) são  opostas
b) têm soma igual a - 2
c) têm produto igual a - 12
d) uma é o triplo da outra.
e) são números irracionais.

13. (UFSC) Sendo (1 + i) uma das raízes da equação x⁴ - 2x³ + x² + 2x - 2 = 0, as outras três raízes são:

a) (1 + i), 1, - 1
b) (1 - i), - 1, 1
c) (1 - i), 1, 1
d) (1 - i), 1, - 1
e) (1 + i), - i, - i

14. (SANTA CASA-SP) Seja a equação x³ + x² + kx + t = 0, onde k e t são coeficientes reais. Se o complexo 1 - 2i é uma das raízes dessa equação, o produto das três raízes é:

a) - 15
b) - 12
c) - 9
d) 9
e) 15

15. (ESAM-RN) Se a, b, c são raízes da equação 5x³ - 2x² + 5x + 2 = 0, então a + b + c e abc são respectivamente:

a) 2 e - 2
b) - 2 e 2
c) 1/2 e - 2
d) 5/2 e - 2/5
e) 2/5 e - 2/5

16. (FGV-SP) A soma de duas raízes da equação x³ - 10x + m = 0 é 4. O valor de m é, então, igual a:

a) 6
b) 12
c) 18
d) 24
e) 30

17. (FUVEST-SP) Se a equação 8x³ + kx² - 18x + 9 = 0 tem raízes reais a e - a, então o valor de k é:

a) 9/4
b) 2
c) 9/8
d) - 2
e) - 4

18. (UFMA) Sabendo-se que 2 é raiz da equação algébrica x³ + 4x² - 4x - 16 = 0, então o produto das outras duas raízes desta equação é:

a) 2
b) 8
c) 10
d) - 6
e) - 4

19. (FAFI-BH) Sabendo-se que a única raiz positiva de x³ + 7x² + 7x - 15 = 0 é x = 1, pode-se afirmar que a soma das outras raízes vale:

a) - 9
b) - 8
c) - 7
d) - 6
e) - 5

20. (CEFET-PR) Se as raízes da equação x³ - ax + bx² + 36 = 0 forem inversamente proporcionais a 1, 2 e 3, o valor de a + b será igual a:

a) - 47
b) 25
c) 15
d) 47
e) zero







Poderá ver também:

Gabarito:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
B
EBDEABEAB
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
CBDEEDEBBB

6 comentários:

  1. a questao 15 ta com o gabarito errado

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    Respostas
    1. Relações de Girard
      As equações do 3º grau possuem como lei de formação a equação algébrica: ax³ + bx² + cx + d = 0, então temos:
      x1 + x2 + x3 = – b/a
      x1.x2 + x1.x3 + x2.x3 = c/a
      x1.x2.x3 = – d/a
      Logo em 5x³ - 2x² + 5x + 2 = 0, temos:
      a + b + c = 2/5
      a.b.c = -2/5

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  2. pois o produto das raizes é : a.b.c= -t, so daria, -15 , se caso o "t" fosse positivo

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  3. 14. QUESTÃO - RESPOSTA = 15
    Dado: x³ + x² + kx + t = 0
    Uma propriedade importantíssima em relação aos polinômios é que se um número complexo é raiz do polinômio, o seu conjugado também é.
    Então se 1 - 2i é raiz, 1 + 2i também é.
    Como é um polinômio do 3° grau, existem 3 raízes. Já achamos duas, vamos descobrir a outra raiz da equação, que vou chamar de "q".
    A partir de diante, eu vou aplicar as Relações de Girard para descobrir os coeficientes.
    A soma das raízes é
    x1 + x2 + x3 = -b/a
    Então:
    1 – 2i + 1 + 2i + q = -1/1
    2 + q = - 1
    q = - 3
    O produto direto das raízes é:
    x1.x2.x3 = -d/a
    (1 – 2i)(1 + 2i)(-3) = -t/1
    (1 – 4i²).3 = t
    (1 + 4).3 = t
    T = 15
    E ainda, a soma das raízes dois a dois é:
    x1.x2 + x1.x3 + x2.x3 = c/a
    (1 - 2i)(1 + 2i) + (1 – 2i)(-3) + (1 + 2i)(-3) = k
    k = - 1

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  4. Boa noite, na questão 20, não estou conseguindo chagar no gabarito, só consigo achar -25 ao invés de 25, poderia fazê-la?

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SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA