(VUNESP) - QUESTÃO

Região de aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados de área, sujeita a climas subtropicais úmidos de planaltos com invernos relativamente brandos. Em sua acepção mais ampla, coincide como setor do Planalto Meridional brasileiro – que se estende ao sul de São Paulo e norte do Paraná – posto que sua área mais típica coincida com o planalto basáltico sul-brasileiro, do Paraná ao Rio Grande do Sul.
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 19)

As características apresentadas correspondem ao domínio morfoclimático
a) do Cerrado.
b) das Araucárias.
c) dos Mares de Morros.
d) das Pradarias.
e) da Caatinga.



As características apresentadas identificam o domínio morfoclimático das Araucárias. O domínio das araucárias está sujeito ao clima subtropical, que tem como característica chuvas bem distribuídas durante o ano. 
O domínio das araucárias encontra-se no planalto meridional brasileiro, que se estende do sul de São Paulo ao Rio Grande do sul. As altitudes desse planalto variam entre 800 a 1300 metros, onde se estabelecem os bosques de Araucárias.
A vegetação do domínio das araucárias é homogênea, formada por gramíneas descontínuas, e marcado por seus pinhais de grande porte, que se destacam na paisagem da região Sul, mesmo não sendo a espécie dominante.
Constituem como um remanescente da formação de coníferas no Brasil. A mata de araucárias ocorre em solos férteis e tem sua existência determinada pela ocorrência do clima subtropical.

(https://www.tudogeo.com.br/2020/05/29/dominio-das-araucarias/. Acesso em 19/11/2023)

Um comentário:

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA