01. (ESA) - O ornamento que é constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas, dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar uma 2ª superior ou 2ª inferior da nota real, chama-se:
A) Mordente
B) Trinado
C) Floreio
D) Portamento
E) Grupeto
02. (ESA) - O acorde perfeito menor é encontrado nos seguintes graus:
A) I, IV e V graus das escalas maiores e V e VI graus das escalas menores;
B) II,III e VI graus das escalas maiores e I e IV graus das escalas menores
C) III grau das escalas menores
D) VII grau das escalas menores
E) VII grau das escalas maiores e II e VII graus das escalas menores
03. (ESA) - Na formação da escala cromática do modo menor, usamos alterações ascendentes, com exceção do(s)
A) VI grau;
B) III grau;
C) I e V graus;
D) IV grau;
E) II e VII graus
04. (ESA) - A alteração que aparece no decorrer do trecho, que não figura na armadura da clave, mas que afeta apenas as notas do mesmo nome e que estejam dentro do mesmo compasso chama-se:
A) Mordente
B) Acorde
C) Escala
D) Tom
E) Alteração acidental
05. (ESA) - A fração 12/8 corresponde ao compasso:
A) Binário composto
B) Quaternário composto
C) Ternário Simples
D) Binário simples
E) Ternário composto
06. (ESA) - A figura que representa a unidade de compasso no compasso ternário 3/16 é uma:
A) Semínima
B) Mínima
C) Mínima pontuada
D) Colcheia pontuada
E) Semicolcheia
07. (ESA) - O tom relativo da escala de Sol Maior é chamado de:
A)Sol menor
B) Mib Maior
C) Mi menor
D) Dó menor
E) Lá menor
08. (ESA) - Qual das opções abaixo não é um exemplo de ornamento?
A) Cadência melódica
B) Grupeto
C) Portamento
D) Arpejo
E) Acorde
09. (ESA) - A reunião de dois compassos diferentes, executados simultaneamente chama-se:
A)Compasso alternado
B) Compasso composto
C) Compasso ternário
D) Compasso binário
E) Compasso misto
10. (ESA) - Na escala do modo menor harmônica, há um intervalo de 2ª aumentada do:
A) 6º para o 7º grau.
B) 2º para o 3º grau.
C) 5º para o 6º grau.
D) 3º para o 4º grau.
E) 7º para o 8º grau.
11. (ESA) - Cada tom tem, por conseguinte, 5 tons vizinhos sendo estes tons chamados de:
A) 2 diretos e 3 indiretos.
B) 2 principais e 3 diretos.
C) 3 diretos e 2 indiretos.
D) 3 principais e 2 diretos.
E) 2 principais e 3 indiretos.
12. (ESA) - Quando o semitom é formado por 2 notas do mesmo nome e entoação diferente chamamos de:
A) Semitom diatônico.
B) Tom homônimo.
C) Nota diferencial.
D) Apogiatura.
E) Semitom cromático.
13. (ESA) - Para que as figuras tenham um valor determinado na duração do som, esse valor é previamente convencionado. A esse espaço de duração se dá o nome de:
A) Compasso
B) Tempo
C) Duração
D) Clave
E) Figuras
14. (ESA) - Assinale a alternativa correta. Intervalos que pedem resolução sobre um intervalo consonante chamam-se:
A) Intervalos consonantes
B) Intervalos 3ª menor
C) Intervalos 6ª maior
D) Intervalos dissonantes
E) Intervalos 3ª maior
15. (ESA) - Na execução da apogiatura, quanto mais lento for o andamento do trecho musical, sua execução será:
A) Mais lenta
B) Mesmo andamento
C) Com acréscimo de uma 2ª superior
D) Mais rápida
E) Com acréscimo de mais uma nota.
16. (ESA) - O acorde de 5ª diminuta é encontrado no(s) grau(s) das escalas maiores:
A) 1º, 4º e 5º graus
B) 1º e 4º graus
C) 2º, 3º e 6º graus
D) 7º grau
E) 2º e 7º graus
17. (ESA) - A escala relativa do tom de Mib Maior chama-se:
A) Dó menor
B) Dó menor
C) Sol menor
D) Sol b Maior
E) Mi menor
18. (ESA) - Assinale a alternativa correta. A síncope é regular quando:
A) Faz um intervalo justo
B) As notas que a formam tem a mesma duração.
C) Forma um acorde invertido
D) As notas que a formam não tem a mesma duração
E) É irregular
19. (ESA) - A figura que representa a Unidade de Compasso na fração 4/32, chama-se:
A) Fusa
B) Semicolcheia
C) Colcheia
D) Semínima
E) Mínima
20. (ESA) - Assinale a alternativa correta. É uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e prolongada ao tempo forte ou parte do tempo forte seguinte:
A) Contratempo
B) Síncope
C) Quiáltera
D) Colcheia
E) Pausa
21. (ESA) - Os tons vizinhos guardam entre si certa relação de maior ou menor afinidade. De acordo com esta afinidade, os tons vizinhos classificam-se como:
A) diretos e indiretos
B) maiores e menores
C) diferenciais e característicos
D) maiores e diretos
E) superiores e inferiores
22. (ESA) - O nome que se dá às melodias executadas simultaneamente, por varias vozes ou instrumentos, embora as notas estejam em diferentes oitavas, é:
A) Melodia
B) Clave
C) Acorde
D) Uníssono
E) Soprano.
23. (ESA) - A nota mais grave do acorde (seja qual for a sua posição) chama-se:
A) Fundamental
B) Baixo
C) Invertido
D) Composto
E) Diminuta
24. (ESA) - Como se chamam as notas que tem a mesma entoação entre os tons vizinhos?
A) Notas características
B) Notas diferenciais
C) Notas comuns
D) Notas principais
E) Notas secundárias
25. (ESA) - Onde são encontrados os graus do acorde perfeito maior nas escalas menores?
A) I, IV e V
B) V e VI
C) I e IV
D) II e VI
E) II e VII.
26. (ESA) - Como é formado o intervalo de 2ª maior?
A) 1 tom
B) 2 tons
C) 2 tons e 1semitom
D) 1 semitom
E) 1 tom e um semitom
27. (ESA) - Cite o estado do acorde de três sons quando a fundamental e o baixo não possuem a mesma nota.
A) Fundamental
B) Invertido
C) Primitivo
D) Baixo
E) Notas dobradas
28. (ESA) - Qual a única alteração cujo efeito é sempre ascendente?
A) Bemol
B) Sustenido
C) Dobrado Bemol
D) Dobrado Sustenido
E) Bequadro
29. (ESA) - Como é chamado a reunião de dois compassos diferentes executados simultaneamente?
A) Compasso quaternário
B) Compasso ternário
C) Compasso misto
D) Compasso alternado
E) Compasso binário
30. (ESA) - Como são classificados os intervalos formados com as notas da escala diatônica?
A) Diatônicos ou naturais
B) Diatônicos ou cromáticos
C) Diatônicos ou alterados
D) Diatônicos ou justos
E) Diatônicos ou menores
31. (ESA) - Em que grau é encontrado exclusivamente o acorde de 5ª aumentada nas escalas menores?
A) I grau
B) II grau
C) III grau
D) IV grau
E) V grau
32. (ESA) - Para que serve o rubato?
A) Serve para retardar o andamento tornando o trecho da música executada mais lento.
B) Serve para apressar o andamento tornando o trecho da música executada mais rápido.
C) Serve para indicar certa liberdade no valor das figuras sem, contudo, alterar a divisão do compasso.
D) Serve para extinguir o som.
E) Serve para reforçar o som.
33. (ESA) - Qual o ornamento é formado por duas notas, sendo a primeira nota de som igual à nota real e a segunda nota, uma 2ª maior ou menor, acima ou abaixo da nota real?
A) Trinado
B) Arpejo
C) Floreio
D) Mordente
E) Grupeto
34. (ESA) - O intervalo de 3ª depois de invertido passa a ser:
A)Intervalo de 7ª
B) Intervalo de 6ª
C) Intervalo de 2ª
D) Intervalo de 4ª
E) Intervalo de 5ª
35. (ESA) - Servem como numeradores das frações dos Compassos Compostos os números:
A) 6, 7 e 8
B) 6, 8 e 9
C) 6, 9 e 11
D) 6 , 9 e 12
E) 6, 9 e 13
36. (ESA) - O semitom diatônico é formado por
A) 3 notas de intervalos iguais.
B) 2 notas do mesmo nome.
C) 2 notas de intervalo iguais.
D) 3 notas iguais.
E) 2 notas diferentes.
37. (ESA) - O primeiro tetracorde é separado do segundo por um intervalo de
A) um tom.
B) 2 tons e 2 semitons.
C) 2 tons e 1 semitom.
D) 2 tons e 2 semitons cromáticos.
E) 2 tons e 2 semitons diatônicos.
38. (ESA) - A inversão do intervalo de 3ª menor, forma um intervalo de
A) 8ª justa.
B) 6ª menor.
C) 5ª aumentada.
D) 7ª diminuta.
E) 6ª maior.
39. (ESA) - O ornamento formado pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real é chamada de
A) mordente.
B) trinado.
C) floreio.
D) portamento.
E) grupeto.
40. (ESA) - O acorde de 5ª aumentada é encontrado exclusivamente no
A) III grau das escalas menores.
B) I grau da escala maior.
C) II grau da escala maior.
D) III grau da escala maior.
E) IV grau da escala menor.
41. (ESA) - Os intervalos justos, depois de invertidos, tornam-se intervalos
A) aumentados.
B) diminutos.
C) maiores.
D) conservam-se justos.
E) menores.
42. (ESA) - Se o sinal de alteração bemol modificar a entonação de uma nota alterada por dobrado-bemol, terá efeito
A) suspensivo.
B) descendente.
C) ascendente.
D) de intensidade.
E) prolongado.
43. (ESA) - Cada tetracorde é formado por
A) 2 tons e 2 semitons cromáticos.
B) 2 tons e 1 semitom diatônico.
C) 1 tom e 1 semitom diatônico.
D) 2 tons e 2 semitons.
E) 2 tons e 2 semitons diatônicos.
44. (ESA) - O intervalo cujas notas são ouvidas simultaneamente é o
A) diminuto.
B) dissonante.
C) aumentado.
D) melódico.
E) harmônico.
45. (ESA) - A fração 9/8 corresponde ao
A) Compasso Binário Composto
B) Compasso Quaternário Composto
C) Compasso Ternário Simples
D) Compasso Binário Simples
E) Compasso Ternário Composto
46. (ESA) - Assinale a alternativa que apresenta os números que servem como numeradores das frações dos Compassos Alternados Compostos.
A) 2, 5, 7
B) 1, 5, 9
C) 2, 7, 9
D) 5, 3, 7
E) 5, 7, 9
47. (ESA) - Quando entre 2 tons há mais de uma nota característica, uma delas será característica principal e as outras serão:
a) característica direta
b) características indireta
c) características secundárias
d) características relativa
e) características vizinhas
48. (ESA) - O colorido da música consiste no (na):
a) allargando
b) intensidade dos sons
c) afretando
d) andamento
e) regência
49. (ESA) - Os tempos são agrupados em porções iguais, de dois em dois, de três em três ou de quatro em quatro, constituindo unidade métrica às quais se dá o nome de:
a) binário
b) tempo
c) ligadura
d) compasso
e) unidade de tempo
50. (ESA) - Ao conjunto de sons ouvidos simultâneamente, e cujas relações de altura são determinadas pelas leis da natureza, dá-se o nome de:
a) intervalos
b) acidentes
c) acordes
d) notas
e) ornamentos
51. (ESA) - O intervalo é consonante quando:
a) pede resolução sobre outro intervalo
b) está compreendido dentro de uma oitava
c) ocorre a repetição do som
d) não pede resolução sobre outro intervalo
e) está compreendido acima de uma oitava
52. (ESA) - O tom do qual se procuram os tons vizinhos é chamado de:
a) natural
b) principal
c) relativo
d) da dominante
e) direto
53. (ESA) - O ornamento apogiatura pode ser:
a) planejada e executada
b) simples ou mista
c) alterada ou mista
d) simples ou composta
e) simples ou sucessiva
54. (ESA) - O efeito da síncope produz o (a):
a) entoação igual
b) deslocamento das síncopes
c) deslocamento das acentuações naturais
d) acentuação regular
e) entoação diferente
55. (ESA) - As notas cromáticas das escalas menores, com exceção da alteração do VII grau, que pertence ao tom homônimo, têm origem nos tons:
a) da dominante e superdominante
b) da subdominante e da dominante
c) da tônica e mediante
d) da tônica e dominante
e) da tônica e sensível
56. (ESA) - Para que as figuras tenham um valor determinado na duração do som, esse valor é previamente convencionado, e a esse espaço de duração que se dá o nome de:
a) compasso
b) tempo
c) duração
d) clave
e) figuras
57. (ESA) - Os tons vizinhos guardam entre si certa relação de maior ou menor afinidade. De acordo com esta afinidade os tons vizinhos se classificam como:
a) diretos e indiretos
b) maiores e menores
c) diferenciais e característicos
d) maiores e diretos
e) superiores e inferiores
58. (ESA) - A escala de Dó Maior divide-se em:
a) quatro tetracordes
b) três tetracordes
c) dois tetracordes
d) um tetracorde
e) cinco tetracordes
59. (ESA) - A reunião de dois compassos diferentes, executados simultaneamente chama-se:
A)Compasso alternado
B) Compasso composto
C) Compasso ternário
D) Compasso binário
E) Compasso misto
60. (ESA) - Cada tom tem, por conseguinte, 5 tons vizinhos sendo estes tons chamados de:
A) 2 diretos e 3 indiretos.
B) 2 principais e 3 diretos.
C) 3 diretos e 2 indiretos.
D) 3 principais e 2 diretos.
E) 2 principais e 3 indiretos.
GABARITO __________________________________________________
01 - E/ 02 - B/ 03 - C/ 04 - E/ 05 - B/ 06 - D/ 07 - C/ 08 - E/ 09 - E/ 10 - A/ 11 - C/ 12 - E/ 13 - B/ 14 - D/ 15 - D/ 16 - D/ 17 - B/ 18 - B/ 19 - C/ 20 - B/ 21 - A/ 22 - D/ 23 - B/ 24 - C/ 25 - B/ 26 - A/ 27 - B/ 28 - D/ 29 - C / 30 - A/ 31 - C/ 32 - C/ 33 - D/ 34 - B/ 35 - D/ 36 - E/ 37 - A/ 38 - E/ 39 - E/ 40 - A/ 41 - D/ 42 - C/ 43 - B/ 44 - E/ 45 - E/ 46 - E/ 47 - C/ 48 - B/ 49 - D/ 50 - C/ 51 - D/ 52 - B/ 53 - E/ 54 - C/ 55 - B/ 56 - B/ 57 - A/ 58 - C/ 59 - E/ 60 - C