01. QUESTÃO - A sub-região nordestina que se estende do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, localizada entre
o litoral úmido e o semiárido é chamada de:
a) Sertão
b) Zona da Mata
c) Agreste
d) Meio Norte
e) Recôncavo Baiano
02. QUESTÃO - A segunda maior região hidrográfica brasileira em termos de vazão, que apresenta a maior ilha
fluvial do mundo – Ilha do Bananal – e a usina hidrelétrica de Tucuruí, é a região hidrográfica do:
a) Paraná
b) Amazonas
c) São Francisco
d) Tocantins-Araguaia
e) Atlântico Sul
03. QUESTÃO - A região brasileira, que desde o final da década de 1960, tornou-se a segunda mais urbana do país
é a:
a) Região Sudeste.
b) Região Sul.
c) Região Centro-Oeste.
d) Região Nordeste
e) Região Norte
04. QUESTÃO - A consequência mais grave do processo de desmatamento do Cerrado sobre os solos desse domínio é:
a) o aumento da acidez
b) a redução da laterização natural
c) a intensificação dos processos erosivos
d) o surgimento da desertificação
e) a formação de areais inférteis
a) o aumento da acidez
b) a redução da laterização natural
c) a intensificação dos processos erosivos
d) o surgimento da desertificação
e) a formação de areais inférteis
05. QUESTÃO - A Mata dos Cocais, o Agreste nordestino e o Complexo do Pantanal Mato-grossense, embora se localizem em pontos não complementares do território brasileiro, fazem parte de um mesmo agrupamento morfoclimático, que corresponde à área ocupada pelo domínio:
a) das Pradarias
b) dos Mares de Morros
c) das Faixas de Transição
d) dos Cerrados
e) Amazônico
a) das Pradarias
b) dos Mares de Morros
c) das Faixas de Transição
d) dos Cerrados
e) Amazônico
06. QUESTÃO - Um programa conjunto dos governos de 12 países da América do Sul que visa promover a
integração física entre eles, por meio da modernização da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações, ampliando a área de atuação do Mercosul, é conhecido pela sigla:
a) IIRSA
b) ALCA
c) OTAN
d) IBGE
e) ALADI
07. QUESTÃO - A importância da Lei Eusébio de Queirós (1850), no contexto do processo de abolição da escravatura, está no fato de ter:
a) Declarado extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
b) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
c) Permitido a repressão dos traficantes de escravos por navios da marinha portuguesa.
d) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
e) Acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.
a) Declarado extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
b) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
c) Permitido a repressão dos traficantes de escravos por navios da marinha portuguesa.
d) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
e) Acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.
08. QUESTÃO - Política de maior aproximação entre o governo e as camadas populares retomada por Getúlio Vargas:
a) Populismo
b) Positivismo
c) Sindicalismo
d) Peleguismo
e) Anarquismo
a) Populismo
b) Positivismo
c) Sindicalismo
d) Peleguismo
e) Anarquismo
09. QUESTÃO - Foram órgãos importantes para a divulgação do movimento de Independência, durante a sua organização:
a) comércio e indústria
b) imprensa e indústria
c) imprensa e Maçonaria
d) comércio e Maçonaria
e) indústria e imprensa
a) comércio e indústria
b) imprensa e indústria
c) imprensa e Maçonaria
d) comércio e Maçonaria
e) indústria e imprensa
10. QUESTÃO - A tentativa de conseguir apoio popular para a inconfidência, foi um trabalho realizado por:
a) Cláudio Manoel da Costa
b) Inácio de Alvarenga Peixoto
c) Tomás Antônio Gonzaga
d) Joaquim José da Silva Xavier
e) Inácio de Loyola
a) Cláudio Manoel da Costa
b) Inácio de Alvarenga Peixoto
c) Tomás Antônio Gonzaga
d) Joaquim José da Silva Xavier
e) Inácio de Loyola
11. QUESTÃO - Quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, modificou o ensino e a educação na colônia através de um (a).
a) Estatuto Educacional da Colônia
b) Estatuto Régio de Ensino Básico
c) Regimento de 1785
d) Ministério da Educação
e) Reforma Educacional
a) Estatuto Educacional da Colônia
b) Estatuto Régio de Ensino Básico
c) Regimento de 1785
d) Ministério da Educação
e) Reforma Educacional
12. QUESTÃO - O Governo Provisório, instituído logo após a proclamação da República, representava as diversas forças que derrubaram o Império, a saber:
a) as camadas médias urbanas e a aristocracia latifundiária do café e do açúcar.
b) o Exército, os ex-escravos e a burguesia industrial já fortalecida.
c) setores da Igreja, a Guarda Nacional, e as camadas urbanas.
d) o Exército, a Guarda Nacional e a burguesia agrária canavieira.
e) o Exército, as camadas médias urbanas e a burguesia agrária cafeeira.
a) as camadas médias urbanas e a aristocracia latifundiária do café e do açúcar.
b) o Exército, os ex-escravos e a burguesia industrial já fortalecida.
c) setores da Igreja, a Guarda Nacional, e as camadas urbanas.
d) o Exército, a Guarda Nacional e a burguesia agrária canavieira.
e) o Exército, as camadas médias urbanas e a burguesia agrária cafeeira.
RESPOSTAS:
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
C
|
D
|
C
|
C
|
C
|
A
|
A
|
A
|
C
|
D
|
E
|
E
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário