Revolta da Armada (1891-1894) - Resumo com exercícios

A Revolta Armada (1891-1894), ocorrida no Rio de Janeiro foi uma rebelião armada (daí surge seu nome) da marinha do Brasil, os quais bombardearam a capital por meio dos navios de guerra da marinha, os chamados “encouraçados” (Aquidaban, Javary, Sete de Setembro, Cruzador República, Cruzador Tamandaré, cruzador Trajano, Orion, corveta Amazonas, canhoneira Marajó, dentre outros). Para os historiadores a revolta da armada começou com a renúncia de Deodoro da Fonseca, em 1891, e por isso, é dividida em dois momentos, a saber:

- Primeira Revolta da Armada: no governo de Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do país.

- Segunda Revolta da Armada: no governo de Floriano Peixoto, segundo presidente do país que assume a presidência após a renúncia de Deodoro.

👀 Causas:

- Interesses, divergências e disputas entre grupos políticos no começo da República Velha;

- Após a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca em 1891, ao assumir, Floriano Peixoto destituiu todos os governadores que apoiavam Deodoro. Este fato gerou divergências políticas;

- Alguns grupos militares, principalmente da Marinha, eram contrários a ascensão política de civis, promovida pelo governo de Floriano Peixoto;

- Pouco prestígio político, no âmbito federal, da Marinha em relação ao Exército;

- Os militares revoltosos da Marinha contestavam a legalidade do governo Floriano, pois a Constituição dizia que o vice-presidente só poderia assumir o cargo após dois anos de mandato do presidente. Como a renúncia de Deodoro aconteceu antes de dois anos de mandato, os revoltosos contestaram a legalidade constitucional do governo Floriano.

⇰ Líderes da revolta:

- Almirante Custódio de Melo
- Almirante Luiz Filipe Saldanha da Gama

⇰ Participantes:

- Oficiais da Marinha Brasileira.

- Jovens integrantes da Marinha.

- Pessoas que defendiam o regime monarquista e que estavam insatisfeitas com o fim da Monarquia.

⇰ Principais Objetivos

- Os revoltosos eram contrários às mudanças políticas patrocinadas por Floriano Peixoto;

- Convocação dos eleitores para eleições que pudessem escolher novos governadores;

- Os revoltosos queriam a manutenção dos militares no poder.

O objetivo principal da revolta da armada, consistia em igualar os direitos e salários do exército e da marinha, uma vez que a “República da Espada” (1889-1894) representou o governo de dois militares: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Assim, a marinha, insatisfeita, declara a revolta, sendo seus principais líderes: Saldanha da Gama e Custódio de Melo. Além disso, os opositores lutavam pelo retorno à monarquia.

➦ Primeira Revolta da Armada (1891)

Liderado pelo Almirante Custódio de Melo, Ministro da Marinha, a primeira revolta da armada teve início em 1891, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (antiga capital do Império), quando Deodoro propôs estado de sítio e fechamento do Congresso, indo contra a Constituição de 1891. Como resultado, os revoltosos, decididos em bombardear a capital, conseguiram a renúncia do Presidente.

➦ Segunda Revolta da Armada (1892-1894)

Contra o governo de Floriano Peixoto, a segunda revolta da armada surge com a insatisfação da classe oligárquica, que lutavam para abertura de novas eleições, após a renúncia de Deodoro. Os principais líderes responsáveis pelo golpe eram os almirantes Luís Filipe de Saldanha da Gama e Custódio José de Melo, que atacaram a Baía de Guanabara e a cidade de Niterói; reprimidos pelo exército, alguns rebeldes se juntaram com a revolução que ocorria no sul do país: a revolução federalista. Entretanto, com apoio da população, do exército e do partido republicano paulista (PRP), Floriano, o "Marechal de Ferro", como ficou conhecido, saiu vitorioso, em 1894, consolidando assim, a República no país.

➥ Acontecimentos e como terminou

Em 13 de setembro de 1893, navios de guerra da Marinha, em posse de militares integrantes da revolta, bombardearam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O governo Floriano não cedeu, organizou o Exército e resistiu à revolta. A defesa do litoral impediu o desembarque dos revoltosos.

Após muitos conflitos armados, o governo debelou a rebelião em março de 1894.


EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (ESA) Os anos que se seguiram à queda da monarquia no Brasil foram caracterizados por um período de instabilidade da jovem república. Os eventos que ocorreram durante a “República da Espada” foram: 

a) o “Encilhamento” e a “Revolta da Armada”. 
b) o “Funding Loan” e a “Revolução Federalista. 
c) a “Revolta de Canudos” e a “Revolta da Chibata”.  
d) a “Revolta da Vacina” e a “Guerra do Contestado”. 
e) a “Revolta da Borracha” e a “Revolta do Juazeiro”. 

02. (FGV) A cidade do Rio de Janeiro foi bombardeada em setembro de 1893. O acontecimento refere-se à: 

a) Revolta da Vacina 
b) Reação Republicana 
c) Revolta da Armada 
d) Derrubada de Floriano Peixoto 
e) Revolta da Chibata

03. A Revolta da Armada foi um conflito armado transcorrido em duas fases, fomentado pela Marinha brasileira em represália, inicialmente, ao governo do Marechal Deodoro da Fonseca e à atuação de seu vice, Marechal Floriano Peixoto, ocorrido:

a) no estado da Bahia
b) no estado de Minas Gerais
c) no estado do Rio de Janeiro
d) no estado do Pará
e) no estado de Pernambuco

04. Em 13 de setembro de 1893, os navios sob o poder dessa revolta abriram fogo contra a cidade do Rio de Janeiro. Até março do ano seguinte os conflitos se desenvolveram com a resposta terrestre dada pelas fortalezas e exércitos que defendiam o mandato florianista. Diversos voluntários se apresentaram para defender o governo, tendo grande importância ao proteger a região de praia da cidade e impedindo que os revolucionários desembarcassem.

O trecho acima se refere:

a) a Guerra do Contestado
b) a Reação Republicana 
c) a Revolta da Armada 
d) a Derrubada de Floriano Peixoto 
e) a Revolta da Chibata


➦ (+) Mais exercícios sobre o assunto





________________________________________________________________
Gabarito:
01 - A | 02 - C  | 03 - C | 04 - C
________________________________________________________________
Fontes de pesquisas:
https://www.historiadobrasil.net/resumos/revolta_armada.htm (acessado em 10/10/2017 às 23:00h)
https://www.todamateria.com.br/revolta-da-armada/  (acessado em 10/10/2017 às 23:20h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário