DATA PARA O CONCURSO DA ESA: 26 JUL 2026.

"Praticar exercícios é a melhor forma de guardar o conteúdo". Tenha em mente que ficar só com a explicação que o professor dá em sala de aula não é o suficiente para absorver a matéria.

22 de janeiro de 2026

(UFRR) - QUESTÃO

Dia de verão em São Paulo. Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade, os termômetros indicam 30 graus Celsius às 15 horas. Os edifícios de concreto e vidro refletem o sol. A brisa é pouca. Os 9000 veículos que ali passam, por hora, são obrigados a parar em, pelo menos, um dos quinze semáforos. Os apressados paulistanos são cozinhados dentro dos carros. No teto de aço dos automóveis a temperatura vai aos 50 graus; na boca dos escapamentos a fumaça sobe a 100 graus. O asfalto dá a impressão de derreter-se. Os pedestres padecem com a falta de árvores e sombras. Mas a poucos quilômetros dali, no bairro do Morumbi, a poluição é menor e o índice de arborização atinge 47% do território, 34 pontos percentuais a mais que o verificado na Paulista. Resultado: os termômetros marcam 25 graus. No mesmo dia, na mesma hora, no sul e no norte do município, onde se encontram as áreas rurais e de proteção dos mananciais, a temperatura é de 20 graus, 10 graus a menos que na zona central da cidade. Aumentou o verde, diminuíram as construções, a densidade demográfica, a poluição, o asfalto.
(Fonte: https://super.abril.com.br/).
O fenômeno descrito no texto acima se trata de:
Ⓐ Chuva ácida.
Ⓑ Efeito estufa.
Ⓒ Ilha de calor.
Ⓓ Aquecimento global.
Ⓔ Inversão térmica.


É o fenômeno da: Ilha de calor.

O texto descreve claramente como áreas mais urbanizadas, com muito asfalto, concreto, vidro, tráfego intenso e pouca arborização, apresentam temperaturas mais altas do que regiões com mais áreas verdes e menor densidade de construções — mesmo estando na mesma cidade e no mesmo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário